Home Cidade e Região Bahia Itabatan: fortes chuvas desta segunda (16) trouxeram transtornos a populares e alagamentos nas ruas.
Bahia - 16 de dezembro de 2013

Itabatan: fortes chuvas desta segunda (16) trouxeram transtornos a populares e alagamentos nas ruas.

 

Quando foi possível sair às ruas na tarde desta segunda feira (16) em Itabatan, depois da mais forte chuva do ano, o que se via era um cenário de tristeza e desespero por parte de muitos moradores, que tiveram casas, moveis, quintais e até carros danificados pela água. A equipe do notícia10 acompanhou os serviços emergenciais que estavam sendo promovidos pela prefeitura, os bairros Gazzinelandia e Cidade Nova foram os mais prejudicados, porém nem o centro da cidade escapou da forte chuva que durou cerca de 50 minutos.

chuvas itabatan 2

Um dos bairros mais atingidos pelas águas da chuva foi o bairro Gazzinelandia, na altura da Rua Ipiaú com a Avenida Marieta Gazzinele, por estar em obras, justamente de escoamento de águas com a rede pluvial, o que aumentou os alagamentos. Na Rua Ipiaú moradores tiveram suas casas tomadas pelas águas das fortes correntes originadas do transbordamento do córrego água boa. Já o centro da cidade teve o transito interrompido durante toda a chova nos trechos da Avenida Mazonas, Espírito Santo, Salvador, São Paulo e na rua  Itapetinga limite entre o centro e o bairro Gazzinelandia.

Já os maiores prejuízos ficaram para o bairro Cidade Nova, onde casa, carros e ruas sofreram com as águas da chuva, cerca de 60% por cento do bairro acabou sofrendo com alagamentos, moradores preocupados saíram as ruas no primeiro momento de calma das chuvas com enxadas e pás para abrirem passagem para as águas e limparem suas casas. Diversos moradores perderam moveis, eletroeletrônicos e alimentos, algumas famílias estão se abrigando em casa de vizinhos ou familiares até a situação se normalizar.chuvas itabatan 3

Assim que foi possível o prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa acionou todos os seus secretários de ligação direta com o ocorrido e os deixou de prontidão, e pediu de imediato um mapeamento completo dos estragos provocados pela chuva em todo o município. Acompanhado de Moacir Campanhão, diretor de terraplanagem, Paulinho esteve pessoalmente acompanhado os trabalhos emergências, colocou  3 máquinas e a quantidade necessária de material humano disponível para ajudar os que estavam em estado mais crítico e garantiu ações preventivas para que tais transtornos não venham atingir a comunidade de surpresa.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…