Itabatan: Desrespeito transforma a Avenida Brasil em estacionamento particular irregular.
Por diversas vezes a nossa equipe de jornalismo foi procurada por moradores ou usuários da Avenida Brasil, importante Avenida de Itabatan que fica no Bairro Cidade Nova, margeando a BR 101, para denunciarem os abusos e os perigos decorrentes da utilização dessa Avenida como estacionamento de carretas. Várias reportagens e denúncias sobre a situação foram feitas a todas as autoridades e órgãos no qual teria o problema como uma de suas competências, mas até agora nenhuma ação por parte de nenhum órgão foi tomada no sentido de resolver o problema, problema esse que vai além do uso e ocupação indevida da Avenida Brasil, trazendo a tona outro grave problema que é a segurança pública.
As dificuldades para quem precisa se locomover pela Avenida Brasil é extremamente visível, tanto para veículos quanto para pedestres que não conseguem se quer observar o simples fato de vir ou não um carro em um dos sentidos da Avenida para que possam atravessá-la. Ao longo de toda a Avenida Brasil diversas carcaças de carretas a fazem parecer um enorme ferro velho, um verdadeiro cemitério a céu aberto de carretas inutilizadas, que são ou abandonadas pelas oficinas ou que estão à espera de peças de reposição, o que às vezes demoram meses.
A situação sofre um agravo para quem precisa se utilizar da Avenida Brasil no período noturno, com parte da Avenida ainda não iluminada mulheres e crianças ficam expostos a todo tipo de marginal que usam essas carretas como esconderijos ou emboscadas. Além disso, outro fenômeno há tempos vem sendo notado, a invasão dessas carretas para outras Ruas e Avenidas do Bairro Cidade Nova gerando um maior desconforto para quem mora ou frequenta o Bairro à noite, usuários de drogas e pequenos traficantes são os que fazem as ações criminosas mais frequentes se tornando inclusive elementos pertencentes a essa nada agradável paisagem.
Ao longo de duas semanas colhendo elementos para compor a matéria flagramos diversos abusos e desrespeito com as leis vigentes, desde a Avenida Brasil completamente bloqueada em horários de pico ao absurdo de carretas estacionadas em frete a placas de proibido estacionar, placas essas que ficam em frente ao prédio da Subprefeitura de Itabatan. Mesmo sendo lei a proibição de veículos pesados como as que transportam eucalipto trafegaram no perímetro urbano de Itabatan, uma série de acidentes e duas vítimas foram feitas nos últimos dez anos com o aumento da produção de papel e celulose pela Suzano.
É cada vez mais intensa a insatisfação e a reclamação por parte dos moradores e frequentadores do Bairro Cidade Nova com essa situação, principalmente pelo Bairro abrigar o maior Colégio de ensino médio do município de Mucuri e único em Itabatan, o colégio Integração, e outras duas escolas de nível fundamental, promovendo uma circulação diária de milhares de alunos, em sua maioria crianças e adolescentes. Para solução rápida e imediata do problema bastaria que a câmara de vereadores de Mucuri tomasse partido e legislasse sobre o problema, porém o tema ainda não faz parte ou das prioridades ou do rol de competências atribuídas ao cargo de vereador em Mucuri (salvo raríssimas exceções).
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…