Home Notícias Saúde Hipertensão: nem todo paciente precisa usar medicamentos
Saúde - 12 de setembro de 2013

Hipertensão: nem todo paciente precisa usar medicamentos

 

A definição de uma estratégia terapêutica para a hipertensão arterial deve levar em conta não apenas os níveis da pressão arterial (PA), mas todos os demais fatores de risco, como sedentarismo, obesidade, estresse e eventuais lesões provocadas pela hipertensão em órgãos nobres do nosso corpo – cérebro, coração e rins, por exemplo. Há, portanto, um equívoco em indicar o início do tratamento com medicamentos levando-se em conta apenas os valores da pressão arterial. É possível, por exemplo, encontrarmos hipertensos com pequenas elevações da PA e um risco cardiovascular alto ou muito alto, a depender dos fatores de risco e danos associados. É importante que o paciente seja conhecido em todo o contexto da sua doença.

A hipertensão pode ser tratada com as chamadas mudanças no estilo de vida (dieta saudável, exercícios físicos, obtenção e manutenção do peso ideal) e com medicamentos. Todos os pacientes hipertensos devem ser orientados a adotar um estilo de vida saudável. Mas a verdade, infelizmente, é que a maioria não adota essas mudanças em suas vidas – e esse é um dos motivos pelos quais boa parte dos hipertensos também necessita de medicamentos para controlar adequadamente a pressão arterial. Um paciente hipertenso que suspende a sua medicação está sujeito aos riscos de uma elevação súbita da pressão em algumas situações, como no estresse

O importante é que pressão seja mantida dentro dos valores normais. Como a hipertensão é uma doença crônica, a maior parte dos pacientes deverá tomar a medicação por toda a vida, mas é importante dizer que quando existe o cuidado com a dieta, a redução no peso e o exercício praticado regularmente, há a possibilidade de utilizarmos menores quantidades de medicamentos. É importante ressaltar que não é esperado que o tratamento da hipertensão provoque reduções exageradas na PA. Se isso acontecer é necessário reavaliar a dose dos medicamentos.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…