Guaratinga: Biólogo consegue primeiro registro de ave rara na região
Uma aventura de dois amigos fotógrafos pelo Parque Nacional do Alto do Cariri, em Guaratinga, acabou rendendo o registro de dois animais ameaçados de extinção: o macaco guigó e a onça parda. Eles conseguiram ainda o primeiro registro, no Sul da Bahia, de uma espécie de ave rara, o pavó.
Segundo o biólogo e fotógrafo Marcelino Dias, a ideia inicial era ver a variedade de aves existentes na área de conservação para avaliar a possibilidade de incluir a região na rota dos observadores de aves. “Acabamos registrando 150 espécies de aves, entre elas o pavó”, comemorou Marcelino.
Segundo o ornitólogo Caio Brito, da Brazil Birding Experts, é realmente muito raro o registro desta espécie de ave. “Nunca tinha visto esta ave aqui na região. Já fiz o registro dela em outras regiões do país, mas muito longe da Bahia”, informou Caio.
Aproveitando que estava no parque, uma área de conservação que ainda não está aberta a visitação, o biólogo instalou uma armadilha fotográfica durante a noite, a cerca de 200 metros do local onde acamparam. “No outro dia, chegamos a levar um susto quando vimos a foto da onça e também de uma raposa”, contou ele.
Já o registro dos dois macacos guigó foi feito pelo fotógrafo Jaílson Sousa, que já é conhecido pelos seus registros ambientais em matas preservadas da região. Jaílson foi o primeiro a avistar e fotografar os dois filhotes de harpia descobertos este ano em uma reserva particular em Porto Seguro.
Noticia10/radar64
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…