Governo de Minas vai ofertar cursos de tecnólogos por meio da Uaitec
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) anunciou, nesta quinta-feira (26), o lançamento de seis cursos de tecnólogos que irão integrar, a partir de 2014, a grande curricular da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec).
A novidade foi revelada durante a solenidade de inauguração da unidade Uaitec de Perdizes, município localizado na região do Alto Paranaíba, na tarde desta quinta-feira. “Estaremos dando mais musculatura ao Uaitec ampliando o leque de cursos ofertados, de forma gratuita à população do Estado”, informou o secretário da Sectes, Narcio Rodrigues. Na oportunidade, Rodrigues disse, ainda, que os cursos atenderão aos eixos de Sustentabilidade, Tecnologia da Informação e Gestão Pública de Saúde e terão a duração de dois anos. O vestibular, por sua vez, será realizado no inicio do próximo ano. O edital está sendo formatado pela coordenação do programa.
A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais é um programa do Governo de Minas que tem como objetivo principal aumentar as possibilidades de qualificação profissional do cidadão mineiro, por meio do ensino a distância, gratuito. Ele representa um salto na capacitação educacional e profissional , cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho.
Em Perdizes, o secretário ressaltou que, em um ano de sua existência, o Uaitec já está sendo considerado por órgãos gestores da educação, como um projeto vitorioso e revolucionário. Entre estas instituições, Narcio Rodrigues destacou o Ministério da Educação, um dos parceiros do Governo de Minas nesta ação para construir a maior plataforma de educação a distância do País.
“Estamos turbinando cada vez mais o Uaitec. Além dos cursos de tecnólogos estamos finalizando convênio com uma instituição nacional de reconhecido expertise no ensino a distância no Brasil, a Veduca, para oferecermos conteúdos das principais universidades do mundo”, assegurou. Entre estas renomadas instituições, ele destacou Oxford, Harvard, o MIT e outras.
O prefeito de Perdizes, Fernando Maragoni, por sua vez, reconheceu o compromisso do Governo de Minas em criar condições para que os mineiros transformem suas vidas através da educação. “Através do Governo, estamos conquistando a primeira universidade de Perdizes. É uma oportunidade para nossa população fazer um curso superior e melhorar a sua vida”, ressaltou. O presidente da Câmara Municipal, Vinicius de Fiqueiredo Barreto, também reforçou este sentimento em seus discurso.
“O que estamos assistindo hoje em Perdizes é o governo de mineiro fazendo uso de um projeto cuja ferramenta é a transformação social”, afirmou a secretaria municipal de Educação de Perdizes, Oneida Carvalho. “Nossa população está muito grata ao Governo de Minas”, acrescentou. A Unidade de Perdizes da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – Uaitec, vai funcionar na rua Prefeito Terêncio Pereira Vale, 65, bairro Alvorada.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…