França quer pagar para que trabalhadores usem a bicicleta como meio de transporte
Além de diversas medidas pontuais, como serviços pioneiros de empréstimos de bicicletas, políticas municipais de infraestrutura cicloviária e um vultoso plano nacional para a bicicleta, a França deve dar um passo a mais no setor da mobilidade: o Ministério do Transporte francês pretende subsidiar os trabalhadores que pedalarem ao trabalho.
A proposta, retomada pelo ministro Thierry Mariani a partir de iniciativa do ministro anterior, visa pagar a cada usuário 21 centavos de euro por quilômetro percorrido, repassado pelos empregadores em troca de isenções fiscais. Com a medida, o governo francês gastará 20 milhões de euros, estimando, em contrapartida, uma economia de 5,6 bilhões de euros na área da saúde.
A subvenção proposta faz parte de um programa integral que busca melhorar as condições de transporte dos ciclistas nas cidades francesas, incluindo também medidas como a construção de bicicletários e paraciclos em pontos estratégicos, ou incrementando medidas de segurança para coibir furtos e roubos. Apesar do avanço, ativistas do segmento pleiteiam a obrigatoriedade do subsídio para todas as empresas – o que, por enquanto, não é obrigatório, e se pauta prioritariamente nos incentivos que as companhias que aderirem ao programa receberão do governo.
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