Home Cidade e Região Bahia Folia do Recife terá decoração criada em espaços públicos por grafiteiros
Bahia - 23 de janeiro de 2017

Folia do Recife terá decoração criada em espaços públicos por grafiteiros

Um grupo de grafiteiros vai assinar os desenhos que vão decorar o Carnaval do Recife neste ano. Cinco artistas e um coletivo foram convidados para criar símbolos e personagens que serão utilizados em totens e painéis nos principais polos da folia na capital pernambucana.
Com 20 anos de arte de rua, Galo de Souza é um dos grafiteiros que participam do projeto. Ele se inspirou nas manifestações populares locais e nos homenageados da festa recifense: o cantor Almir Rouche e o Caboclinho Carijós — folguedo de origem indígena típico de Pernambuco. “Também usei nuvens e um arco-íris, que são elementos característicos do meu trabalho. A ideia era que cada um colocasse seu traço.” Os desenhos foram feitos de forma espontânea, conta o grafiteiro, que usou como tela uma pista de skate. “São temas muito recorrentes porque são da cultura da minha cidade e já fazem parte da minha identidade.”
Galo de Souza, Karina Agra, o Coletivo Vacilante, Bozó Bacamarte, Jota ZerOff e Manoel Quitério fizeram desenhos em espaços públicos do Recife. As obras, explica o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Diego Rocha, serão fotografadas, computadorizadas e em seguida transformadas em elementos do projeto cenográfico, assinado por um escritório de arquitetura. Para Bozó Bacamarte, ter a grafitagem como parte da decoração da principal festa popular do Recife é mais uma forma de abrir espaço para a arte de rua. “Foi legal saber que isso ia rolar porque é uma maneira de mostrar nosso trabalho, de aparecer mais. É um reconhecimento num trabalho de embelezar nossa cidade”, afirma o artista.
O grafiteiro Bozó Bacamarte, que criou ilustrações a partir de elementos da cultura popular do nordeste. Bacamarte criou ilustrações com base no Movimento Armorial e no imaginário popular do Nordeste, além de figuras como passista de frevo e o Galo da Madrugada. “O maior desafio foi deixar de lado o preto e branco que é comum no meu trabalho, para fazer algo mais colorido, eufórico e vibrante.”

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…