Filme de James Franco vence o Festival Mix Brasil
O 21º Festival Mix Brasil de Cultura e Diversidade anunciou nesta quarta-feira (13) os vencedores de sua premiação cinematográfica, selecionados pelo júri e pelo público. O destaque ficou para a vitória de “Interior. Leather Bar.”, filme de James Franco e Travis Mathews, que ganhou o prêmio de melhor documentário. O filme chegou a ser censurado na semana passada, na abertura do festival, no Centro Cultural São Paulo, quando teve cenas de sexo oral entre homens e masturbação cortadas.
“Não dá para mostrar um monte de paus para as autoridades”, disse André Fischer à Folha sobre os cortes. Estavam presentes na ocasião Rogério Sotilli, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e Marcelo Araújo, secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Segundo Fischer, a princípio, era possível que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, também comparecesse.
Escolhido pelo júri popular como melhor curta nacional, o filme “Laio”, do paulistano Daniel Grinspum, trata do ataque homofóbico que ocorreu na Paulista, quando um grupo de amigos foi atacado com uma lâmpada. O curta mostra o acontecido pelo lado do agressor, vivido pelo ator Giovanni Gallo. O curta sobre um relacionamento entre duas mulheres, “O Amor Que Não Ousa Dizer Seu Nome”, de Bárbara Roma, levou o Coelho de Ouro, prêmio para o melhor curta nacional eleito pelo júri técnico.
Eleito o melhor filme no Festival de Gramado, “Tatuagem” foi escolhido pelo público do Mix Brasil como melhor longa nacional. O prêmio Ida Feldman, entregue a uma pessoa que se destaque ao longo do festival, foi dado a Lufe Steffen, diretor do documentário sobre a noite gay paulistana nos anos 1960, 70 e 80, “São Paulo em Hi-Fi”.
O júri desta edição do Mix Brasil era formado pelo ator e diretor John Cameron Mitchell, por um representante do Festival de Cinema Berlim, Michael Stütz, pela cineasta brasileira Claudia Priscill, e pela diretora adjunta do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Beth Sá Freire.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…