Expedição Mapeia Presença das Jubartes entre Bahia e Espírito Santo
A pandemia chegou e, durante este ano, reduziu enormemente as atividades humanas no mar, incluindo a pesca e a navegação. O trabalho de campo do Projeto Baleia Jubarte também ficou prejudicado, com a dificuldade em se manter equipes completas de pesquisa embarcadas respeitando o isolamento recomendado pelas autoridades de Saúde. Mas as baleias-jubarte chegaram para sua temporada de reprodução como sempre e, visando não perder a oportunidade de seguir coletando as informações científicas que subsidiam as ações de conservação, o Projeto realizou no mês de setembro a Expedição Entre Baleias e Golfinhos 2020 – Praia do Forte a Vitória.
Foram mais de 800 milhas navegadas em 26 dias, percorrendo quase toda a costa baiana, o Banco dos Abrolhos e o norte do Espírito Santo. E os resultados preliminares são muito animadores para o futuro das jubartes: 460 animais avistados, dos quais 97 filhotes, evidenciando uma temporada reprodutiva de muito sucesso. Durante a Expedição foram foto-identificados 107 indivíduos, coletadas 27 biópsias para análise genética e realizadas 61 medições de tamanho das baleias através de fotogrametria com drone.
Também foram realizadas ao longo do percurso várias visitas a comunidades costeiras que praticam o turismo de observação de baleias, visando entender as dificuldades experimentadas durante a pandemia. Com as informações e imagens reunidas, o Projeto Baleia Jubarte estará realizando um documentário, a ser disponibilizado em breve nas nossas redes, fiquem ligados!
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…