Home Cidade e Região Bahia Eunápolis: Lançamento do Bahia Florestal 2021 apresentará dados do setor e oportunidades de investimentos verdes
Bahia - 20 de setembro de 2021

Eunápolis: Lançamento do Bahia Florestal 2021 apresentará dados do setor e oportunidades de investimentos verdes

O Bahia Florestal 2021, evento 100% online direcionado ao setor de árvores plantadas na Bahia, já possui data de lançamento e deve abordar as oportunidades de investimentos verdes, além do relatório de 2021 do setor. Organizado pela ABAF (Associação Baiana de empresas de base florestal) com o apoio da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e de nove associações estaduais de empresas de base florestal, o evento terá seu lançamento ao vivo as 10h do dia 21 de setembro, data em que é comemorado o Dia da Árvore no Brasil.

Dentro da programação do evento estão previstas apresentações do economista, ex-governador do Espírito Santo e presidente da Ibá, Paulo Hartung; do diretor Florestal da Veracel e presidente da ABAF, Moacyr Fantini Jr.; do Diretor Executivo da ABAF, Wilson Andrade; do Vice-governador e Secretário do Planejamento do Estado da Bahia, João Leão; do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Nelson Leal, e do superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Paulo Guimarães. A transmissão será pelo canal da Malinovski no YouTube (Malinovskioficial). As inscrições são gratuitas e podem ser realizada pelo link https://bit.ly/insc-bh-florestal.

A Bahia é o quinto maior estado brasileiro em área, são 564.760 quilômetros quadrados. Agropecuária, mineração e atividades industriais são os principais pilares da economia do estado que tem quase 15 milhões de habitantes. Nestes três segmentos está inserida uma importante atividade, com potencial para ser ainda maior: a silvicultura. De acordo com um levantamento feito pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), o estado detém 618 mil hectares (ha) com florestas plantadas. O estudo “Bahia Florestal 2021” aponta que 95% (585,6 mil ha) são relativos a áreas com eucalipto, o que leva a Bahia a ocupar o 4º lugar no ranking nacional de cultivo deste gênero.

Vale lembrar ainda que o setor movimenta o comércio e os serviços locais dos municípios onde estão instalados os plantios, bem como as indústrias e toda a cadeia de suprimentos que faz desta uma das atividades que mais tem contribuído para a transformação social e econômica de diferentes regiões da Bahia. Na Bahia, o setor que está presente em quatro polos de produção – Sul e Extremo Sul, Sudoeste, Oeste e Litoral Norte – contribui para a desconcentração do desenvolvimento econômico do estado, levando ao interior mais empregos qualificados, renda, impostos e contribuições ambientais de elevada significância.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…