Especialista alerta que câncer de próstata pode afetar fertilidade
O Novembro Azul surge com o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate ao câncer de próstata. Depois do câncer de pele o câncer de próstata é o tipo mais frequente entre os homens brasileiros. Nos casos mais leves, o câncer de próstata costuma ser assintomático, o que dificulta o diagnóstico e tratamento. Mesmo nesses casos, a doença pode afetar a fertilidade masculina.
Responsável por produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides, a próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas suas dimensões aumentam com o avançar da idade.
O especialista em reprodução humana, Dr. Rodrigo Rosa, destaca que hoje há alternativas para preservar a capacidade reprodutiva do homem. “Tanto o câncer quanto os possíveis tratamentos (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) afetam a função da glândula masculina, A principal técnica para preservar a capacidade reprodutiva do homem é a retirada de sêmen para congelamento de espermatozoides antes do início do tratamento oncológico”. explica o Dr. Rodrigo.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…