Home Últimas Notícias Institucional ES: Venda Nova do Imigrante dá passo pioneiro rumo a cidade inteligente no Espírito Santo
Institucional - 17 horas atrás

ES: Venda Nova do Imigrante dá passo pioneiro rumo a cidade inteligente no Espírito Santo

Município avança com projeto de PPP que moderniza iluminação, telecomunicações e energia sustentável

Venda Nova do Imigrante, nas montanhas capixabas, está prestes a se tornar uma referência em cidades inteligentes no Espírito Santo. O projeto, que envolve uma parceria público-privada (PPP), foi retomado após aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e contou com a apresentação da equipe do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) nesta quarta-feira (8). O plano inclui a modernização do parque de iluminação pública, a implantação de uma rede de telecomunicações e a criação de uma microusina solar para abastecer prédios municipais.

Entre as principais inovações, está a substituição de 2,8 mil pontos de iluminação por luminárias de LED, que garantem maior eficiência energética e economia. Além disso, o projeto prevê 40 quilômetros de fibra óptica interligando 44 edifícios públicos e a instalação de 18 pontos de internet gratuita para a população. A segurança local será reforçada com a criação de um centro de monitoramento 24 horas, que contará com 42 câmeras de vigilância e poderá reduzir em até 76% os furtos de veículos, segundo estudos apresentados.

Outro destaque é a construção de uma microusina solar com capacidade de 750 kWp, cuja energia será destinada ao abastecimento dos prédios municipais, reduzindo os custos com eletricidade. Para o prefeito Dalton Perim, a iniciativa representa um marco de modernização. “A proposta de otimizar nossa iluminação pública, investir em telecomunicações e implementar a geração de energia fotovoltaica reforça nosso compromisso com sustentabilidade e inovação”, afirmou, agradecendo ao Governo do Estado e ao Bandes pelo suporte.

Coordenado tecnicamente pelo Bandes, com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) como parceiro operacional, o Programa ES Inteligente visa oferecer soluções eficientes e sustentáveis às cidades capixabas. Com a adesão de Venda Nova, espera-se que outros municípios também busquem melhorias semelhantes em áreas como saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. A iniciativa está aberta a novas adesões por meio do site do Bandes, onde os municípios interessados podem apresentar suas propostas.
Noticia10

Check Also

Linhares: Todas as Praias Estão Próprias para Banho e Atraem Turistas nas Férias

Boas notícias para quem planeja aproveitar o verão em Linhares: todas as praias do municíp…