Home Notícias Educação ES: Uma colônia de férias infantil e afrocentrada, essa é a proposta do Quilombinho
Educação - 21 de janeiro de 2017

ES: Uma colônia de férias infantil e afrocentrada, essa é a proposta do Quilombinho

Em 2016 surgiu a primeira edição do Quilombinho. E como o próprio nome já sugere, o evento preza pelas raízes africanas, referenciando os antigos quilombos – moradia e refúgio de negros escravos e livres. A proposta do Quilombinho é resgatar a história dos povos afrodescendentes a partir de uma semana de colônia de férias.

No Quilombinho crianças de 4 a 10 anos participam de cinco dias de atividades no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (Mucane), que fica no Centro de Vitória. A programação tem início nesta segunda-feira (23) e segue até sexta (27). Os interessados em levar suas crianças teoricamente poderiam se inscrever até este domingo (22), contudo o sucesso do evento foi tamanho que em 24h as vagas já estavam todas preenchidas por meio de formulário online.

O Quilombinho é apresentado pelo Instituto das Pretas, responsável pela idealização e aplicação do projeto, como a primeira colônia de férias de abordagem afrocentrada no Brasil. O que significa que as crianças irão aprender a partir de brincadeiras sobre a história e a cultura africana e afrodescendente.

Na primeira edição, realizada em 2016, o Quilombinho causou certo espanto em alguns pais e mães que consideraram prejudicial o foco do evento no público negro. Contudo, a colônia de férias é aberta a todas as etnias, levantando a bandeira de que é mais simbólico e significativo para as crianças negras, que só a partir de iniciativas como essas conhecem super heróis negros, histórias de grandes figuras da cultura negra, brincadeiras e atividades que irão trabalhar o orgulho da cultura e imagem dos negros e, consequentemente, a auto-imagem dessas crianças.

Entre as atividades que serão aplicadas às crianças, estão as oficinas de artesanato, teatro, danças urbanas, grafite, tambores e capoeira, além de brincadeiras africanas, pintura corporal, música, literatura, entre outras ações. Para os cinco dias de colônia de férias, diversos voluntários e monitores foram convocados no intuito de sensibilizar as crianças para esse resgate profundo da cultura afro-brasileira.
Noticia10/seculodiario

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…