Home Segurança pública Polícia ES: Taxa de suicídios no estado superou a média nacional no ano de 2015
Polícia - 13 de novembro de 2016

ES: Taxa de suicídios no estado superou a média nacional no ano de 2015

 

Falar sobre suicídio é um tabu e uma preocupação, uma vez que há dados que apontam que, quando mais noticiado, mais incentivado. Contudo, a profissionais da saúde que avaliam o contrário e acreditam que, a exemplo de males como Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a prevenção passou a ser bem sucedida quando os casos passaram a ser publicamente conhecidos – e suas causas e soluções expostas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio pode ser prevenido em 90% dos casos, desde que existam condições mínimas de ajuda voluntária ou profissional. Atualmente, esta é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 e 19 anos no mundo, e faz mais de um milhão de vítimas no planeta entre todas as idades. No Brasil, o suicídio é a terceira causa de mortes entre jovens, perdendo para homicídios e acidentes de trânsito, vitimando 8.688 pessoas, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016 – uma média de um óbito por hora.

No Espírito Santo, a taxa superou a média nacional no ano de 2015 – enquanto a média nacional é de quatro suicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, no Estado a taxa foi de 4,2 – chegando a 172 vítimas, 15 a mais do que o registrado em 2014 e o segundo maior patamar desde 2005, quando os números começaram a ser contabilizados. Em 2012, o número chegou a 178.

No território capixaba a preocupação maior é nos municípios do interior do Estado, e não a Região Metropolitana. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) consolidados no ano de 2014, as maiores taxas se encontram em municípios como Ibiraçu, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Santa Leopoldina e Afonso Cláudio, apesar de, em números absolutos, os municípios da região metropolitana, por serem mais numerosos, liderarem. De acordo com informações do Núcleo de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (Nuprevi) da Secretaria de Saúde de Vitória, foram 21 óbitos autoprovocados em 2014, na Capital.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…