ES: Secult atua na preservação dos sítios históricos capixabas
O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto e a equipe da Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) finalizaram esta semana uma série de visitas aos cinco sítios históricos do Espírito Santo – Itapina (distrito de Colatina), Muqui, Santa Leopoldina, São Mateus e São Pedro do Itabapoana (distrito de Mimoso do Sul).
As visitas objetivaram o reconhecimento da atual situação dos sítios históricos. A meta da Secult é promover uma gestão integrada e implementar um comitê gestor, com a participação de vários segmentos da sociedade civil e entidades envolvidas nos projetos de desenvolvimento destes sítios. O patrimônio cultural é um meio para trazer à memória aquilo que estabelece a identidade, fornece os traços principais da caracterização da coletividade e nos diferencia de outros povos.
“É papel da Secult implementar ações que contribuam para a preservação, a recuperação e o fortalecimento do patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo em suas dimensões material e imaterial, estimulando as atividades econômicas e culturais, bem como formas de uso e ocupação que confiram protagonismo ao patrimônio cultural”, declara o secretário João Gualberto.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…