Home Cotidiano Política ES: Secretária Manu Pedroso cresce, se firma como articuladora política e vira trunfo de Casagrande para 2026
Política - 6 horas atrás

ES: Secretária Manu Pedroso cresce, se firma como articuladora política e vira trunfo de Casagrande para 2026

As eleições municipais realizadas no último domingo (6), no Espírito Santo, trouxeram à tona personagens que desempenharam papéis decisivos na vitória de vários candidatos, além de fortalecer legendas como o PSB, do governador Renato Casagrande. Entre esses personagens, destaca-se Maria Emanuela Alves Pedroso, atual secretária de Estado do Governo. Com vasta experiência na política capixaba, ela se consolida como uma nova liderança ao articular e apoiar campanhas vencedoras em diversos municípios.

Conhecida como “Manu” pelos mais próximos, Maria Emanuela possui um histórico extenso e respeitado. Ela já foi vereadora e prefeita de Alto Rio Novo, secretária-executiva da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e secretária de Estado de Economia e Planejamento. Nessas eleições, sua atuação foi essencial nas regiões Noroeste, Nordeste e Centro-Oeste do Espírito Santo, onde representou o governador Casagrande e ajudou a eleger nomes como Alexandro da Padaria (PSD) em Alto Rio Novo e Edilson Monteiro (PSB) em Pinheiros, entre outros.

Com um discurso firme e articulado, Manu se destacou ao defender os resultados positivos da parceria entre o governo estadual e as prefeituras, enfatizando os investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura. Um exemplo dessas parcerias é o Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas, gerido pela Secretaria de Estado do Governo, que financia importantes obras de macrodrenagem, pavimentação e contenção de encostas, ações fundamentais para o desenvolvimento dos municípios capixabas.

O caso de Alto Rio Novo tem um gosto especial para Maria Emanuela. Em 2016, ela foi derrotada por Luiz Américo Borel em sua tentativa de reeleição como prefeita da cidade. Agora, ajudou a eleger Alexandro da Padaria, adversário de Borel, mostrando que sua trajetória política só cresceu desde então. Alinhada com Casagrande, ela ocupa hoje uma posição de destaque na administração estadual, coordenando investimentos que ultrapassam os R$ 14 bilhões, dos quais 25% foram destinados diretamente aos municípios.

Combinando um perfil técnico e político, Maria Emanuela Pedroso tem trabalhado incansavelmente ao lado de Casagrande, sempre aberta ao diálogo com prefeitos e parlamentares. Embora não revele seus próximos passos, sua atuação nas ruas e sua crescente influência política sugerem que o futuro reserva novos e ambiciosos desafios para essa líder emergente do Espírito Santo.
Noticia10, colab Luscivanio Lopes -Mtb 4457

Check Also

Mucuri: Robertinho celebra os 255 anos do município junto com a sua reeleição de prefeito, fazendo o “coração” com Lambasaia

Mucuri está em festa para comemorar seus 255 anos de emancipação político-administrativa. …