Home Cotidiano Economia ES: Prorrogação de inscrições no CAR beneficia produtores rurais
Economia - 6 de maio de 2015

ES: Prorrogação de inscrições no CAR beneficia produtores rurais

 

O governo federal estendeu por mais um ano – até o início de maio de 2016 – o prazo para que os proprietários rurais façam a inclusão dos imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo venceria no dia 5 de maio de 2015. Sem o CAR os proprietários não podem obter o licenciamento ambiental ou vender e transferir a propriedade. A partir de maio de 2017, quem não tiver o CAR também não terá acesso ao crédito agrícola.

O anúncio da prorrogação foi feito nesta terça-feira (04) pelo governo federal. Nesta quarta-feira (05), a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) divulgou um balanço dos cadastros feitos até agora no Espírito Santo e as estratégias para que a meta de 100% das propriedades cadastradas seja atingida.

A prorrogação do prazo beneficia os produtores capixabas que ainda não cadastraram suas propriedades. Segundo os números divulgados pelo secretário de Agricultura, Octaciano Neto, e pelo diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Eduardo Chagas, no Espírito Santo, de um total de 133.299 propriedades rurais, 30.642 propriedades, ou 22,99% do total, já estão cadastradas ou com o processo de cadastramento sendo finalizado.

“Os números colocam o Espírito Santo em sexto lugar em propriedades cadastradas. Mesmo assim, para atingir os 100% ainda temos um longo caminho. Vamos buscar parcerias para que possamos chegar o mais próximo possível da totalidade de nossas propriedades. O Incaper, por exemplo, irá fazer o CAR em 1.500 propriedades este ano. Estamos conversando também com o Ifes, a Ufes, a OCB, a Fetaes, a Faes e o Mepes para fecharmos de que forma essas instituições também poderão nos ajudar”, afirma o diretor do Idaf.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, o Espírito Santo aparece em sexto lugar no ranking dos Estados que realizaram mais cadastros. Em primeiro está Santa Catarina, com 119.881 propriedades; em segundo, o Paraná, com 111.339 propriedades cadastradas; em terceiro vem Minas Gerais, com 99.294 propriedades; em quarto aparece o estado de São Paulo, com 72.482 propriedades; em quinto, Mato Grosso, com 66.484; e na sexta posição está o Espírito Santo, com 30.642 propriedades cadastradas.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, ressaltou a importância do CAR para a regularização dos passivos ambientais das propriedades e para o desenvolvimento produtivo sustentável. “O fundamental do CAR é que ele é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades. A partir do cadastro, os produtores poderão aderir ao programa de regularização ambiental, que é o conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental”, afirmou.

Check Also

Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório

Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…