ES: Projeto Mulheres do Cacau capacita agricultoras do Norte capixaba
Agricultoras de três municípios do norte do Espírito Santo participaram de uma série de cursos promovidos pelo projeto Mulheres do Cacau, iniciativa coordenada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O programa tem como objetivo capacitar 49 mulheres das cidades de Rio Bananal, Linhares e Colatina, promovendo o empreendedorismo e o empoderamento feminino na cadeia produtiva do cacau.
Entre os dias 3 e 5 de dezembro, as participantes receberam orientações sobre técnicas de manejo das lavouras, incluindo a realização de podas regulares, fundamentais para aumentar a produtividade e controlar doenças. Já nesta semana, o foco foi o beneficiamento primário das amêndoas de cacau, com destaque para o processo de fermentação, etapa crucial para a fabricação de chocolate de alta qualidade.
Para Vanderleia Camata, agricultora de Linhares, a capacitação trouxe soluções para dificuldades no manejo das amêndoas. “Eu tinha muitas dúvidas, não sabia onde estava errando na fermentação. O curso foi muito importante para adquirirmos conhecimento e conseguirmos alcançar nosso objetivo: produzir amêndoas de qualidade e colocar nossos produtos no mercado”, destacou.
A iniciativa reflete o compromisso com o fortalecimento da participação feminina no setor agrícola, promovendo autonomia financeira e acesso a melhores condições de produção e comercialização. Ao investir no desenvolvimento técnico das agricultoras, o projeto Mulheres do Cacau impulsiona a valorização do cacau capixaba e incentiva a presença das mulheres em todas as etapas da cadeia produtiva.
Noticia10
Caravelas recebe nova ambulância do Samu em reforço à rede de urgência na Bahia
A cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, foi uma das contempladas com uma nova ambu…