Home Notícias Educação ES: Programa Ensino Médio Inovador favorece pesquisas e projetos na rede estadual
Educação - 31 de dezembro de 2013

ES: Programa Ensino Médio Inovador favorece pesquisas e projetos na rede estadual

 

Com o objetivo de dinamizar o currículo das escolas, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEmi) tem estimulado a criação de proposta pedagógicas diversificadas e inovadoras, abrangendo as diversas dimensões do ensino, como a ciência, a cultura e a tecnologia.

Só neste ano, 91 escolas da rede estadual incorporaram ao currículo ações como oficinas, seminários integrados, grupo de pesquisas, trabalhos de campo, grupos de teatro, visitas culturais, entre outras atividades interdisciplinares. A estimativa é que, aproximadamente, 55 mil alunos tenham sido beneficiados, mais que o dobro de 2012, quando houve a adesão de 36 escolas e  22.824 estudantes atendidos.

O programa consiste numa estratégia para promover a reestruturação curricular do ensino médio, ampliando o tempo de permanência do aluno na escola, e a diversidade das práticas para a aprendizagem. Para Deise Corrêa Zanchetta, da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a perspectiva é que mais escolas possam aderir à proposta em 2014, ampliando ainda mais o número de alunos beneficiados.

“A quantidade de escolas que desenvolveram projetos de melhoria curricular ultrapassou a nossa expectativa. No início de 2013 foi estimado um número de 72 escolas e, no entanto, finalizamos o ano com 91 unidades de ensino incorporadas ao programa. E a nossa previsão é que seja ainda maior para 2014”, comenta Deise. O Programa Ensino Médio Inovador é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), teve adesão da Sedu em 2012 e integra ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…