Home Notícias Educação ES: obras das escolas garantidas como prioridade
Educação - 7 de abril de 2015

ES: obras das escolas garantidas como prioridade

 

Desafios e ações para os quatro anos de gestão, na Educação, foram apresentadas, na tarde desta segunda-feira (06), pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, em entrevista coletiva. Dentre os anúncios, a continuidade de 100% das obras, paralisadas e em andamento, de construção e reforma das escolas estaduais, será uma das prioridades.

“Vivemos um cenário desafiador, tivemos que medir cada passo e fazer boas escolhas para o planejamento, faremos o que é prioritário. Conseguimos manter os recursos da Educação, o nosso orçamento aumentou, a Educação será a prioridade número um deste Governo. Vamos manter o engajamento com a sociedade, para que os recursos públicos sejam administrados com austeridade e possam atender com qualidade a população capixaba”, ressaltou o secretário.

Entre os desafios da Educação para os próximos anos, os principais são: elevar a qualidade do ensino e aprendizagem na rede pública; alfabetizar plenamente todas as crianças até oito anos de idade; melhorar e fortalecer a gestão da escola; qualificar o jovem para o mercado de trabalho e elevar a eficácia da educação de jovens e adultos.

Durante a coletiva, o secretário Haroldo Rocha pontuou as principais ações propostas para esta Gestão: implantar a Escola Viva em 30 escolas de Ensino Médio, em todo o Estado, dar continuidade a 100% das obras de construção e reforma de escolas, implantar um sistema permanente de reforço escolar para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, realizar avaliação trimestral para 100% dos alunos e professores do Ensino Médio, implantar uma nova política de formação para o magistério e praticar a valorização e recomposição gradual do quadro do magistério.

“Com essas ações, teremos melhoria do aprendizado dos nossos jovens e como consequência disso, aumentaremos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a redução do abandono escolar. Hoje, o Espírito Santo possui a oitava posição no Ideb, com média 3,4. A meta nacional estabelecida pelo Ministério da Educação, é que em 2024 o nosso Estado atinja a média 6,0. Isso mostra o tamanho do nosso desafio”, destacou o secretário.

Check Also

Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba

O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …