Home Cidade e Região Espírito Santo ES: navio-plataforma operado pela Petrobras sofre explosão a bordo, e empresa emite nota oficial.
Espírito Santo - 12 de fevereiro de 2015

ES: navio-plataforma operado pela Petrobras sofre explosão a bordo, e empresa emite nota oficial.

 

“A Petrobras lamenta informar a ocorrência nesta quarta-feira, dia 11/2, por volta de 12h50, de uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras”. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e faleceram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

” O navio-plataforma Cidade de São Mateus é uma unidade do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo). A embarcação é de propriedade da empresa norueguesa BW Offshore e presta serviços para a Petrobras na costa do Espírito Santo desde 2009.

Essa explosão a bordo do navio deixou 3 mortos e 10 feridos no litoral Norte do Espírito Santo. Outros 6 estão desaparecidos. As operações da plataforma foram interrompidas. A unidade foi alugada pela Petrobras e opera no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Segundo a Petrobras, a produção de gás é escoada por duto para terra. O navio-plataforma foi o primeiro para gás instalado no Brasil e tem capacidade para processar 10 milhões de metros cúbicos de gás e 35 mil barris de óleo por dia. A plataforma tem foco maior na produção de gás. Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a FPSO São Mateus produzia 2,250 milhões de metros cúbicos de gás/por dia e 350 metros cúbicos de óleo/por dia.

A embarcação:

O volume produzido pela FPSO Cidade de São Mateus representa menos de 3% da produção total de gás da Petrobras em dezembro, que atingiu ao todo naquele mês 84,5 milhões de metros cúbicos/dia.No caso da produção de petróleo, o volume produzido pela FPSO é ínfimo perto do total produzido pela Petrobras em dezembro, de mais de 2,212 milhões de barris/dia. A BW Offshore informa em seu site que a FPSO Cidade de São Mateus tem capacidade de produção de 25 mil barris por dia. O contrato da empresa com a Petrobras tem duração até 2018.

A ANP informou que o navio recebeu declaração de conformidade da Marinha em 2015 e que a agência fez uma atualização de documentação marítima em setembro de 2014. A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%).

José Marta Rangel, coordenador da federação única dos petroleiros, afirmou, que o navio plataforma cidade de São Mateus, passou por uma inspeção da marinha em abril do ano passado e que foram detectadas falhas de salvatagens, um nome dado ao setor de combate de incêndios e resgate de vitimas, ele não soube afirmar se esses problemas já foram resolvidos, de acordo com a agencia nacional de petróleos a FPSO recebeu declaração de conformidade da marinha em 2015, e a própria agencia fez uma atualização de documentação marítima, em setembro de 2014 a ANP informou q a plataforma produzia 2.250 milhões de metros cúbicos de gás por dia e 350 metros cúbicos de óleo por diariamente.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…