ES: Mulheres do Café. Capacitação e Sucessão Familiar na Produção de Cafés Especiais
No Espírito Santo, um grupo de cafeicultoras está transformando a produção de café com a ajuda de cursos gratuitos oferecidos pelo projeto Mulheres do Café. Coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o projeto visa capacitar as participantes na classificação e análise sensorial de cafés especiais. Além de aprimorar a produção, a iniciativa incentiva a sucessão familiar, envolvendo as filhas dos agricultores nas atividades, garantindo a continuidade e inovação nas propriedades.
“Um dos nossos objetivos é mostrar às jovens que a produção de cafés de qualidade tem um grande potencial. É uma alternativa viável e rentável à qual elas podem se dedicar, dando sequência na gestão das propriedades atualmente conduzidas por seus pais e fortalecendo o protagonismo feminino no meio rural,” explica a extensionista Patrícia Morais da Matta Campbell, coordenadora do Mulheres do Café.
Um exemplo de sucesso é Gabriela Medeiros, de 23 anos, que trabalha com seu pai em uma propriedade em Dores do Rio Preto. A jovem participou do curso e agora planeja iniciar a produção de café especial, agregando valor ao produto tradicional da família. “Ajudo meu pai na gestão da propriedade e, agora, também vou ser a responsável pela produção do café especial. O curso foi muito bom para mim, me ajudou a aperfeiçoar o que sabíamos,” afirma Gabriela.
Desde o início do projeto, em abril, mais de 100 produtoras de diversos municípios já participaram de cursos, palestras e reuniões. Neste mês de julho, cinco novos municípios serão contemplados com cursos de classificação e análise sensorial: Águia Branca, Água Doce do Norte, Mantenópolis, Nova Venécia e Jaguaré. As agricultoras interessadas devem se inscrever nos escritórios locais do Incaper, com contatos e endereços disponíveis no site oficial.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…