ES: Mais de 2 mil armas de fogo são destruídas nesta terça-feira (08)
Mais de duas mil armas apreendidas pelas polícias Militar, Civil e Federal em ações de policiamento em todo o Estado ou recolhidas por meio da Campanha Nacional do Desarmamento foram destruídas na manhã desta terça-feira (08). Primeiramente, o arsenal foi destruído com rolo compressor em um evento no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, localizado na Prainha, em Vila Velha. Posteriormente, as armas foram encaminhadas a usina da ArcelorMittal, em Jardim América, Cariacica, onde foram incineradas nos fornos da aciaria.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou que a destruição do armamento representa um marco histórico. “Este é um marco mais do que simbólico porque estamos destruindo duas mil armas, apreendidas pelas polícias ou entregues na Campanha do Desarmamento. Desde 2011, já foram apreendidas mais de 10.400 unidades. Mesmo realizando grandes operações policiais, nós ainda temos um trabalho de combate a entrada ilegal de armas, muitas utilizadas para prática de crimes”, disse. O governador também destacou investimentos e incentivos destinados às polícias para a retirada de armas de circulação e a promoção de uma sociedade de paz.
“É muito importante incentivar e investir no trabalho das polícias para retirar armas de circulação porque o que queremos de fato é uma sociedade de paz. O programa estadual de segurança, o Estado Presente, tem alcançado resultados importantes na redução de homicídios e de crimes contra o patrimônio com um trabalho mais organizado e articulado na Patrulha da Comunidade.”, disse o governador.
No período de 1º de janeiro a 29 de setembro de 2013, foram recolhidas cerca de 300 armas nos postos de coleta de armas do Espírito Santo, o que coloca o Estado em 14º entre as Unidades da Federação no quesito entrega voluntária de armas. O secretário de Segurança Pública, André Garcia, destacou o aumento gradativo no número de apreensões de armas no Estado. No ano passado, 3.692 armas de fogo foram apreendidas pelas polícias no Espírito Santo. Em 2013, no período de janeiro a julho, 2.504 armas já foram recolhidas.
“Hoje estamos destruindo armas que resultam do trabalho realizado pelas nossas polícias, incluindo o trabalho também realizado pela Polícia Federal. Nós, de certa forma, estamos prestando conta à sociedade do que é feito. Este ano estamos mais uma vez batendo recorde de apreensão de armas no Estado. Temos um problema muito grave para resolver, que é reduzir a disponibilidade de arma de fogo em circulação no Espírito Santo, uma das causas determinantes da criminalidade. Este esforço tem sido empreendido pelo Governo nos últimos anos, intensificado com a realização do programa Estado Presente, que estabelece metas, dentre elas a apreensão de armas de fogo”, disse o secretário.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…