Home Cotidiano Economia ES: mais da metade do Estado está em situação de emergência ou calamidade devido à estiagem
Economia - 22 de março de 2015

ES: mais da metade do Estado está em situação de emergência ou calamidade devido à estiagem

 

Depois de passar por uma estiagem histórica na região Sudeste do Brasil, o Espírito Santo também sofreu com os efeitos da falta de chuva. No Dia Mundial da Água, lembrado neste domingo (22), a conscientização do uso racional do bem essencial á vida nunca se fez tão importante. Mesmo com a volta das chuvas nos meses de fevereiro e março, a previsão é de que no outono não chova muito. Isso porque as estações de outono e inverno têm a característica de serem com temperaturas amenas e baixas e clima seco, sem chuva.

Segundo o meteorologista do Instituto Climatempo, Alexandre Nascimento, deve chover pouco nos próximos meses no Espírito Santo e as temperaturas devem ser maiores do que o esperado. “Ainda pode chover no mês de abril, mas a partir de maio o tempo deve secar bastante e a expectativa é de predomínio de ar seco no Espírito Santo. Junho também será seco”, afirma o meteorologista.

Em 2015, o Espírito Santo sofreu a pior seca em mais de 40 anos. 43 municípios do Estado decretaram situação de emergência ou de calamidade pública devido à estiagem, segundo a Defesa Civil. De todos os municípios que entraram em situação de emergência ou calamidade, onze municípios tiveram reconhecimento estadual e sete, reconhecimento federal.

E os capixabas fizeram a sua parte. De acordo com o governo do Estado, foram economizados 800 milhões de litros de água entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015. No mesmo período de 2014, houve um aumento de consumo de 111 milhões de litros. Somente na Grande Vitória, a queda no consumo total de água de janeiro para fevereiro de 2015 foi de 9%. No mesmo período, de acordo com a concessionária que administra a distribuição de água, a Cesan, nos 52 municípios onde atua, houve uma redução do consumo per capita de 218 litros por habitante por dia para 184 litros por habitante por dia.

Check Also

Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório

Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…