Home Cidade e Região Espírito Santo ES: Linhares vai sedia o Cacau Fest 2024 para impulsionar a cadeia produtiva do cacau
Espírito Santo - 10 horas atrás

ES: Linhares vai sedia o Cacau Fest 2024 para impulsionar a cadeia produtiva do cacau

O Espírito Santo, terceiro maior produtor de cacau do Brasil, está prestes a sediar um dos eventos mais importantes para o setor. Entre os dias 17 e 19 de outubro, o município de Linhares será palco do Cacau Fest 2024, uma celebração organizada pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU). O evento, que será realizado no Shopping Pátio Mix, promete reunir produtores, especialistas, chefs renomados e amantes do chocolate para três dias de imersão na cultura do cacau, com entrada gratuita.

A programação do Cacau Fest inclui palestras, workshops, visitas técnicas e a famosa “Cozinha Show”, onde chefs de destaque farão demonstrações culinárias com receitas inovadoras à base de cacau. Além disso, o evento terá diariamente o “Tombo do Chocolate” e uma feira com chocolates artesanais e outros produtos regionais. A experiência gastronômica promete encantar o público, que poderá degustar diferentes criações feitas com cacau local, fortalecendo a conexão entre os produtores e os consumidores.

Um dos pontos altos do Cacau Fest será a rodada de negócios, que, segundo André Luiz Scampini, secretário executivo da ACAU, é crucial para fomentar novas oportunidades no setor. “A rodada de negócios permitirá que os produtores e demais profissionais da cadeia produtiva possam negociar diretamente, sem intermediários, favorecendo acordos vantajosos e impulsionando o crescimento do setor”, afirma. Além disso, será realizado um “dia de campo”, onde os participantes poderão visitar uma fazenda de cacau e conhecer todas as etapas do cultivo e processamento do fruto.

Com um olhar voltado para o futuro, o Cacau Fest também vai promover discussões sobre sustentabilidade, inovação tecnológica e novos mercados. Scampini destaca que a cacauicultura precisa acompanhar as transformações do mundo. “O mercado do cacau está se adaptando às demandas nacionais e internacionais, focando na produção de um cacau de alta qualidade, com responsabilidade ambiental e uso de tecnologias inovadoras, tudo isso enquanto busca reduzir os custos de produção”, comenta, reforçando a importância de preparar o setor para um futuro mais competitivo e sustentável.
Noticia10

Check Also

Linhares: Os voos da Azul devem continuar, é o que Lucas Scaramussa, deputado Estadual e prefeito eleito, tem alinhado junto ao governo

O vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), se reuniu nesta sexta-feira (1…