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Espírito Santo - 15 de abril de 2017

Es: IDES – Instituto de Desenvolvimento do Espírito Santo, debaterá o impacto do fechamento das escolas do campo, afirma Juliano da Samatec.

A divulgação dos últimos dados sobre os impactos sofridos pela onda de fechamentos das escolas do campo promovida pelo governador Paulo Hartung foi bastante preocupante, os estudos apontam uma evasão escolar nesse recorte de 50%, um dado alarmante e que vem chamando a atenção do IDES – Instituto de Desenvolvimento do Espírito Santo. Para Juliano da Samatec, Diretor do instituto, é preciso que os agentes que podem de alguma forma colaborar para a reversão desse quadro dialoguem, “ vamos propor um encontro para debatermos o assunto de forma pedagógica mesmo, trazer para a conversa atores do campo, da cidade, intelectuais e principalmente o governo do estado, encontro de pauta única, resolver o problema”

O fechamento autoritário das escolas do campo marcou o início do governo Paulo Hartung, em 2015, e conseguiu tirar de funcionamento mais de 50 unidades de ensino. quase metade dos ex-alunos já abandonaram os estudos, os que ainda persistem são expostos a uma “situação desumana”, tendo de sair de casa às 4h da manhã e retornando para casa às 14h00, 15h00, sem almoço. O MPES, lamenta à negativa absoluta de diálogo por parte do governo estadual e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. “Tentamos o diálogo, mas é uma política de governo, não teve negociação, É vergonhoso, desumano”, classifica.

Criada em 1935 na França, a pedagogia da alternância chegou ao Brasil por meio dos jesuítas no Espírito Santo em 1969 se espalhando por mais de 20 estados. A intenção era evitar que os filhos gastassem a maior parte do dia no caminho de ida e volta para a escola ou que tivessem de ser enviados de vez para morar em centros urbanos. Na metodologia, os alunos têm as disciplinas regulares do currículo do Ensino Fundamental e do Médio, além de outras voltadas à agropecuária. Quando retornam para casa, devem desenvolver projetos e aplicar as técnicas que aprenderam em hortas, pomares e criações. Recentemente o Ministério da Educação (MEC) não apenas aceitou a Alternância como também tem incentivado a sua disseminação.

“ vamos colocar todo nosso know rall a disposição para resolver o problema, o Instituto de Desenvolvimento do Espírito Santo pretende ser parceiro mediador nesse “conflito”, vamos o mais breve possível acionar todos os atores envolvidos para juntos encontrarmos a solução cabível, ministério público, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, secretaria de educação do Estado e a comunidade juntos em um debate aberto, o que precisamos é urgência, temas como esse não pode se empurrado com a barriga” afirmou juliano.
Noticia10

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