Home Últimas Notícias Institucional ES: Governo do Estado institui Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas
Institucional - 13 de setembro de 2019

ES: Governo do Estado institui Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas


O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, na tarde desta quarta-feira (11), no Palácio Anchieta, em Vitória, o decreto que institui o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, cujo objetivo é promover a cooperação e o diálogo entre os diferentes setores da sociedade, com vista ao enfrentamento dos problemas relacionados às mudanças climáticas e suas consequências socioambientais e econômicas.

Em sua fala, o governador Renato Casagrande destacou a preocupação do Estado com o tema. “A compreensão das mudanças climáticas é fundamental para nossa sobrevivência e também comercial. Muitas pessoas pelo mundo não consomem se não souberem a origem do produto. Nós queremos que o Governo Federal passe a ter interesse pelo tema, mas nós não podemos ficar esperando. O projeto do nosso Estado tem diretrizes que estão sendo implementadas. Queremos um Estado mais atrativo, mais justo, com mais oportunidade e sendo sustentável”, afirmou.

Também estiveram presentes ao evento a vice-governadora Jaqueline Moares; os secretários de Estado Cristina Angel (Ciência e Tecnologia) e Paulo Foletto (Agricultura). Os diretores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Denio Rebello; do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza; da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Anhert; da Empresa Estadual de Gás (ES Gás), Heber Rezende; do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), José Elias do Nascimento Marçal; e do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Antônio Carlos Machado.

A solenidade de assinatura do decreto contou com as palestras de Carlos Nobre – considerado um dos mais renomados meteorologistas do País e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente –, e do ex-coordenador executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), Alfredo Sirkis, diretor executivo do “think tank” Centro Brasil no Clima (CBC).

O governador Renato Casagrande reforçou que Fórum terá o papel de articular as propostas do Governo do Estado. “Temos uma meta de recomposição de floresta aqui no Estado. Estamos discutindo a recomposição de cinco mil hectares na Bacia do Rio Itapemirim. Estamos em um trabalho de investimento na mobilidade elétrica. Assinamos recentemente o sistema de alerta de desastres climáticos”, pontuou.

O Fórum terá participação do Poder Público, da sociedade civil organizada, de universidades e instituições de pesquisa pública e sociedades científicas. O apoio administrativo e os meios necessários à execução dos trabalhos do Fórum e da Comissão serão providos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), bem como o funcionamento do Fórum e as atribuições de seus membros.
noticia10/secomES

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…