Home Últimas Notícias Institucional ES: Governadores do Sul e Sudeste assinam carta com intenções comuns entre os Estados
Institucional - Sem categoria - 12 de agosto de 2024

ES: Governadores do Sul e Sudeste assinam carta com intenções comuns entre os Estados

Governadores e representantes dos sete estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) se reuniram neste sábado (10) em Pedra Azul, Espírito Santo, para a 11ª edição do encontro. A principal realização do evento foi a assinatura da Carta de Pedra Azul, um documento que reflete as intenções comuns entre os estados participantes e resume as discussões sobre temas cruciais como meio ambiente, segurança pública, renegociação de dívidas estaduais e regulamentação da reforma tributária.

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo e anfitrião do encontro, destacou a importância da cooperação entre os estados para a melhoria das políticas públicas. “Estamos reunidos aqui no Cosud para que a gente possa melhorar a vida daqueles que estamos representando. O que fizemos nesses dias foi o debate de políticas públicas e é importante que, agora, com a estruturação das câmaras técnicas, que elas se reúnam e que a cada reunião a gente possa apresentar no que avançamos”, afirmou Casagrande.

Uma das principais resoluções do encontro foi o compromisso dos estados em elaborar um Programa de Mudanças Climáticas, incluindo planos de descarbonização e adaptação, com o objetivo de orientar as ações governamentais e políticas públicas. Além disso, os estados se comprometeram a apoiar os municípios na formulação de planos específicos para adaptação às mudanças climáticas, visando alinhar as estratégias locais com as metas regionais e nacionais.

Outro destaque da Carta de Pedra Azul foi o apoio à chamada “PEC da Segurança Pública”, que propõe mudanças no modelo de segurança do país, e a defesa da revisão da metodologia de pagamento das dívidas estaduais, permitindo maior flexibilidade orçamentária para investimentos. Além disso, os governadores enfatizaram a necessidade de um debate federativo contínuo na regulamentação da reforma tributária para garantir que os avanços conquistados sejam mantidos e ampliados.

Estiveram presentes os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, anfitrião do encontro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Paraná, Ratinho Júnior; e de Santa Catarina, Jorginho Mello, foram representados na solenidade.
Noticia10

Check Also

Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba

O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …