ES: Fórum Estadual de Gestão e Proteção do Conhecimento reúne especialistas em Vitória
Entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro, especialistas da área de Gestão e Proteção do Conhecimento, bem como profissionais do setor público capixaba vão se reunir, em Vitória, para discutir a maneira como as organizações públicas podem criar mecanismos para proteger, quando necessário, e disponibilizar os conhecimentos que estão em domínio individual para o conjunto da instituição.
O Fórum, presidido pela servidora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Aparecida Nascimento, mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável pela submissão do projeto do evento à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). “Esse evento coloca na pauta de discussão cotidiana das organizações temas que não são de domínio comum, ou que ainda são tratados de forma incipiente, mas que têm potencial para mudar a realidade da administração pública se associados às demais iniciativas implantadas para a otimização da gestão dos recursos humanos e materiais”, afirmou Aparecida.
Ela acredita que em relação à Gestão do Conhecimento, especialmente da administração pública estadual, as instituições passam por um período peculiar. “Depois de um longo tempo sem a realização de concursos públicos, houve o ingresso de novos servidores na última década, em todas as áreas, tanto finalística quanto administrativa. Dessa forma, há um grande volume de conhecimento acumulado pelos servidores que já estão caminhando para a aposentadoria, bem como dos novos que chegam às instituições, formados, inclusive, em outro contexto socioeconômico”, explicou a administradora.
Aparecida disse que é preciso criar mecanismos para identificar esses conhecimentos que estão sob domínio individual, colocando-os à disposição das instituições públicas. “Uma vez identificado, codificado e disseminado, esse acúmulo de conhecimento ainda pouco conhecido e utilizado pode contribuir significativamente para a maximização dos resultados a serem entregues para a sociedade. Todas as nossas ações devem ter como único foco a melhoria dos serviços prestados para a sociedade capixaba”, concluiu.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…