Home Cotidiano Economia ES: Fórum discute oportunidades em Petróleo e Gás
Economia - 20 de dezembro de 2016

ES: Fórum discute oportunidades em Petróleo e Gás

As oportunidades no setor de petróleo e gás no Espírito Santo foram destaque no Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G), realizado nesta segunda-feira (19), e que reuniu empresas nacionais e estrangeiras. Shell, Statoil, Petrobras, Seadrill, Subsea7, Abespetro, Schlumberger do Brasil, IBP, Vallourec e NBCC apresentaram aos empreendedores capixabas suas oportunidades de negócios e estratégias.

O evento contou com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo; do secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Márcio Félix; e do presidente da Findes, Marcos Guerra, empresários, especialistas e representantes de instituições empresariais.
Durante o encontro, o governador Paulo Hartung reforçou as potencialidades do Espírito Santo na área de petróleo e gás, lamentou a atual legislação vigente no país e ressaltou que o Governo do Estado é parceiro da iniciativa privada que atua em solo capixaba gerando renda e empregos. “A crise é grave. Ter que administrar um Estado com despesas em alta e arrecadação em queda não é fácil. Está duríssimo, mas sendo criativos e tendo prioridades é possível avançarmos sem aumentar impostos. Acredito que podemos fazer um movimento de lideranças coletivas para mudar o país e realizar as reformas necessárias. Podemos fazer com que a indústria do petróleo e gás volte a impulsionar a economia do Estado”, destacou Hartung.

José Eduardo Azevedo destacou que o Espírito Santo tem empresas com experiência e competência para fornecer não apenas o Espírito Santo, mas para o Brasil e para o exterior. “Nosso modelo de governança, que aproxima oportunidades, que aproxima as empresas, pode ser levado para todo o País. Com a segurança jurídica que oferecemos, é possível ampliar os negócios do setor”, disse o secretário.

Para o secretário Márcio Felix, é importante, a partir da experiência do Espírito Santo, fortalecer o segmento em todo o Brasil. “É possível viabilizar um fórum brasileiro de petróleo e gás e estimular as empresas brasileiras a buscarem negócios com outras operadoras, em feiras, em reuniões, entre outras oportunidades. Precisamos construir uma solução diferente para o Brasil e essa solução passa pelo Espírito Santo”, afirmou.
O Fórum Capixaba de Petróleo e Gás (FCP&G) foi criado para apoiar e articular ações de desenvolvimento do setor, facilitando a interlocução público-privada para ampliar a participação da indústria local de bens e serviços na cadeia global de valor de petróleo. O fórum é composto pelo Sistema Findes, pela Petrobras e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes).

As estratégias para estimular o desenvolvimento do setor são: Capacitação e qualificação de pessoas e empresas; Fortalecimento da imagem do Espírito Santo; Desenvolvimento de novos produtos e serviços e Geração de oportunidades para as empresas locais.
Noticia10/Assessoria de Comunicação da Sedes

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…