Home Segurança pública Polícia ES: Feminicídios superam o número de crimes por tráfico de drogas
Polícia - 14 de maio de 2015

ES: Feminicídios superam o número de crimes por tráfico de drogas

 

Pela primeira vez, o número de casos de mulheres mortas por crime passional ultrapassou o número de crimes envolvendo tráfico de drogas, na Grande Vitória. De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a abril deste ano foram registrados 33 feminicídios. Com a nova lei de feminicídio, em vigor desde o dia 9 de março, o ato de matar mulheres passa a ser considerado crime hediondo. Ou seja, são entendidos pelo Poder Legislativo como crimes de extrema gravidade, que geram revolta e que causam maior aversão à sociedade.

Dessa forma, os acusados de matar mulheres passam a receber tratamento diferenciado e mais rigoroso do que as demais infrações penais. A pena de reclusão passa a ser de 12 a 30 anos. Além disso, fica vetado o pagamento de fiança. O titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Mulher (DHPM), delegado Adroaldo Lopes, ainda explica que três agravantes foram colocados na nova lei.

“A primeira é se o crime foi praticado contra gestante. A segunda se o crime foi contra menores de 14 anos, maiores de 60 ou que apresentem debilidade. A terceira se refere ao fato do crime ser praticado ou não na presença de dependentes ou ascendentes”, diz. Ele explica ainda a importância desse terceiro fator condicional. “Ao longo desses cinco anos a frente da delegacia, são crimes cometidos por maridos, namorados, noivos, amantes, na presença de ou mães das vítimas ou filhos da vítima”, relata o delegado.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…