ES: Estado segue como maior produtor de pimenta do reino do Brasil
O Espírito Santo lidera a safra nacional de pimenta-do-reino, sendo responsável por 60% da produção brasileira. Em 2023, a expectativa é fechar o ano com produção estimada em 78.178 toneladas, um crescimento de 2,14% em relação ao ano passado. No último ano, a produção dessa especiaria no Estado foi de 76.533 toneladas, a maior já registrada na série histórica. O Valor Bruto da Produção de pimenta-do-reino em 2022 foi de R$ 976,9 milhões, que correspondeu a 4% do Valor Bruto da Produção Agropecuária Capixaba (VBPA).
Mais da metade da pimenta-do-reino brasileira é de origem capixaba. O Estado ainda tem uma vantagem considerável de 34,4 mil toneladas, à frente do Estado do Pará, que é segundo maior produtor. A produtividade da pimenta-do-reino capixaba chega a 3,9 toneladas por hectare, superior à média nacional, que é de 3,1 toneladas por hectare.
Esse desempenho tem fortalecido o agronegócio e a economia capixaba, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli. “Essa liderança e crescimento comprovam que nós também somos referência no cultivo da pimenta-do-reino. Mais da metade da produção nacional é capixaba, o que coloca o Brasil como o segundo maior produtor mundial depois do Vietnã. Somente a produção do Estado equivale a 9% da produção mundial”, salientou.
Neste ano, considerando o acumulado de janeiro a outubro de 2023, o Estado passou a representar 66% da receita obtida com o comércio exterior da pimenta-do-reino. De todo o volume exportado pelo Brasil, mais de 67% é de origem capixaba. No último ano, o Espírito Santo já correspondia por 60% do volume de pimenta-do-reino exportado pelo Brasil e 59% do valor comercializado, de acordo com a Gerência de Dados e Análises da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (GDN/Seag), a partir dos dados originais do Agrostat/Mapa e do Comexstat/MDIC.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…