Home Últimas Notícias Institucional ES: Estado ganha destaque no G20 com estratégias de sustentabilidade e transição verde
Institucional - 5 horas atrás

ES: Estado ganha destaque no G20 com estratégias de sustentabilidade e transição verde

O Espírito Santo foi representado em agendas estratégicas do G20 no Rio de Janeiro, com foco em sustentabilidade financeira e transição verde. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participou de dois eventos de alto nível, destacando iniciativas locais alinhadas às metas globais de descarbonização e inovação climática.

Na quinta-feira (14), o diretor de Administração, Riscos e Finanças do Bandes, Sávio Caçador, apresentou o pitch “Preparação Climática e Sustentabilidade como Estratégia para Enfrentar os Desafios Financeiros dos Governos Subnacionais”. O painel, que contou com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Gap Fund, abordou o Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) como exemplo de inovação financeira. Criado para proteger a economia capixaba da volatilidade dos royalties do petróleo, o Funses direciona investimentos para projetos sustentáveis e de alto impacto social.

“O Fundo Soberano do Espírito Santo viabiliza a alocação estratégica de recursos finitos em iniciativas que promovam inovação e adaptação climática. Buscamos alinhar crescimento econômico com responsabilidade ambiental”, afirmou Sávio Caçador. Ele destacou o Programa Funses ESG Debêntures como um modelo que fortalece negócios regionais comprometidos com sustentabilidade.

No dia anterior, a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, participou de um painel sobre o papel dos bancos de desenvolvimento na transição energética. Vichi enfatizou como o Bandes utiliza instrumentos financeiros inovadores, como linhas de crédito verdes, para fomentar projetos de transição energética no Espírito Santo. “Os bancos subnacionais têm capacidade de direcionar esforços para ações de maior impacto local, sendo fundamentais para a agenda climática do Brasil”, disse.

A participação do Bandes no G20 reforça a importância dos bancos regionais em escalar as finanças sustentáveis, mostrando que ações locais podem contribuir de forma decisiva para desafios globais como a crise climática e a transição para uma economia mais verde.
Noticia10

Check Also

Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul

A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…