ES: Deputado Gandini apresenta Projeto que inclui orgânicos na alimentação hospitalar
Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), projeto de lei (PL) do deputado Gandini (Cidadania) que visa incluir pelo menos 30% de produtos orgânicos locais na alimentação fornecida aos pacientes dos hospitais da rede pública estadual. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários da rede hospitalar e aumentar o valor nutricional das refeições oferecidas, o PL 10/2023 prevê a obrigatoriedade da aquisição de alimentos orgânicos produzidos no Espírito Santo – preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais.
De acordo com a proposta de Gandini, a inserção dos orgânicos na alimentação dos hospitais se dará de forma escalonada e gradual em um período de até três anos. Nos 12 primeiros meses, a aquisição dos referidos produtos para a alimentação de pacientes deverá compor um percentual mínimo de 10%. Gandini destaca que a preocupação com a alimentação saudável, de produtos livres de agrotóxicos e adubos químicos, vem aumentando nas primeiras décadas do século XXI.
A aquisição desses alimentos valoriza a mão de obra do produtor local e o cuidado com o meio ambiente, evitando a contaminação da água e do solo com defensivos e fertilizantes agrícolas industrializados: “A iniciativa de servir alimentos orgânicos para os usuários dos hospitais da rede pública estadual ajuda a melhorar a qualidade de vida destas pessoas, sendo que, entre os benefícios do consumo de orgânicos está o maior valor nutricional do alimento (…)”, discorre Gandini na justificativa da proposta.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…