ES: deputado Freitas luta em Brasília contra importação de café da Etiópia
O deputado estadual Freitas quer impedir que a multinacional Nestlé realize a importação de café da Etiópia, para utilização na fábrica de cápsulas a ser inaugurada em Montes Claros (MG). Preocupado com o que chama de ameaça real à cafeicultura brasileira, Freitas encaminhou ofício assinado por todos os deputados da Assembleia Legislativa do Espírito Santo para a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu.
“Há risco de a importação trazer doenças patogênicas e pragas quarentenárias de outras culturas para as lavouras brasileiras e capixabas, já que, com a importação de café verde, pode-se estar facilitando a entrada de materiais infectados”, afirma o parlamentar no documento. Ele reforça que a cafeicultura brasileira vem enfrentando, ao longo dos últimos anos, inúmeras dificuldades decorrentes de preços abaixo do custo de produção e problemas relacionados a questões climáticas: “No Espírito Santo, tivemos chuvas em excesso no final de 2013 e uma das maiores estiagens da história no final de 2014 e início de 2015, comprometendo em muito a produtividade e, consequentemente, a renda do produtor”.
Destacando que o Brasil é o maior produtor e exportador de café, além de segundo maior mercado consumidor do produto no mundo, Freitas argumenta que a cafeicultura brasileira é exercida sob leis rígidas e o País é um dos mais exigentes em relação a questões sociais, ambientais e trabalhistas, “havendo uma preocupação em garantir a produção sustentável”. O parque cafeeiro é estimado em 2,256 milhões de hectares, distribuídos em cerca de 287 mil produtores (predominando agricultores familiares e pequenos produtores) em 1.900 municípios. “A cadeia produtiva do café é responsável pela geração de mais de oito milhões de empregos no País, proporcionando renda, acesso à saúde e à educação para os trabalhadores e suas famílias”, sustenta.
No ofício ao Ministério da Agricultura, o deputado Freitas salienta que a desaprovação ao pedido de importação de café da Etiópia pela Nestlé visa proteger “os nossos produtores rurais, que tanto contribuem para o desenvolvimento econômico-social do Espírito Santo e do Brasil”.
Noticia10/ascomales
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…