ES: Deputado Estadual Freitas critica mortes na BR-101 e cobra duplicação urgente.
“Sem duplicação, BR-101 é uma máquina de moer gente”. Foi assim que reagiu o deputado estadual Freitas. Indignado com o alto índice de acidentes e mortes na BR que corta o Espírito Santo de Norte a Sul, o deputado Freitas fez um discurso duro contra o descaso e cobrou da concessionária Eco101 a duplicação urgente da rodovia. O discurso foi durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa na segunda-feira (20). Freitas citou reportagem do Jornal A Tribuna, que na edição de sábado (18) trouxe na capa a informação de que oito pessoas morrem todo mês na BR-101.
“Nós, já há algum tempo, estamos falando dessa pauta que trata do famigerado contrato da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) com a Eco101 para fazer a duplicação da BR-101 e as matérias que a gente vê na imprensa são essas aí. Acidentes matam oito pessoas por mês na BR-101”, disparou Freitas, acrescentando que o dado se refere de janeiro a agosto deste ano, quando 59 vidas foram ceifadas na rodovia, segundo a reportagem.
Absurdo e vergonha foram alguns dos termos usados pelo parlamentar em seu discurso porque ele sabe que o contrato não está sendo cumprido. “A maioria dessas mortes acontece em locais onde ainda não houve duplicação”, disse ele, baseado nos dados da Confederação Nacional de Transporte (CNT). “Dois veículos transitando um pelo outro, caminhões, ônibus, carretas bi trem de 30 metros de comprimento, passando um pelo outro a 100 km/h, tendo apenas uma linha amarela que separa esses dois, o risco de acidentes é muito grande”, alertou.
O deputado também chamou a atenção para os impostos que o cidadão já paga sobre o veículo, além do pedágio – que tem várias praças espalhadas por todo o Estado – para ver duplicadas e bem cuidadas as estradas e isso não é o que acontece. “O contrato não está sendo cumprido. No trecho Norte, sobretudo, não tem praticamente nada duplicado e nem a licença é concedida. É um absurdo. Simplesmente não dá para aceitar”, Questionou Freitas indignado.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…