Home Últimas Notícias Institucional ES: Corpo de Bombeiros do Espírito Santo celebra 112 anos com homenagens e inclusão social
Institucional - 8 horas atrás

ES: Corpo de Bombeiros do Espírito Santo celebra 112 anos com homenagens e inclusão social

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) celebrou, nesta terça-feira (17), 112 anos de serviços prestados à sociedade capixaba. A solenidade, realizada no Quartel do Comando Geral, em Vitória, contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, além de autoridades, militares e convidados. A data foi marcada por homenagens, entregas simbólicas e pela valorização do papel essencial desempenhado pela corporação no estado.

Criado em 1912, o Corpo de Bombeiros nasceu como resposta à necessidade da sociedade e, em 1997, tornou-se uma corporação independente, acumulando funções que vão desde combate a incêndios e salvamento em altura até o atendimento em emergências de defesa civil. O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, destacou os avanços recentes da instituição. “Nossa corporação evoluiu, cresceu em número de militares, equipamentos e infraestrutura, consolidando-se como referência nacional em eficiência e resposta rápida”, ressaltou.

Durante o evento, o governador Renato Casagrande reforçou o compromisso do estado em fortalecer a corporação. “Estamos investindo em infraestrutura, tecnologia e progressão de carreira. O Corpo de Bombeiros é fundamental para nossa sociedade, atuando em todo o Espírito Santo, especialmente em momentos críticos, como o desastre recente em Mimoso do Sul”, afirmou Casagrande. A solenidade também foi marcada pela formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2024, preparando profissionais para novas funções de comando e gestão.

Momentos simbólicos enriqueceram a celebração, como a entrega do cinto vermelho aos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd). A cerimônia representa a transição dos novos bombeiros para o uso do fardamento oficial, marcando o início das práticas operacionais e militares. Destaque também para a formatura da Brigada 21, composta por pessoas com Síndrome de Down, que receberam treinamento como brigadistas eventuais em parceria com a Associação Vitória Down. A iniciativa, pioneira no país, reforça os valores de inclusão e cidadania promovidos pelo CBMES.

Encerrando a solenidade, personalidades e instituições que contribuíram para os avanços da corporação receberam o Prêmio Amigo do Bombeiro. A comemoração dos 112 anos reforça o papel essencial do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que alia tradição, inovação e compromisso com a segurança e o bem-estar da população capixaba.
Noticia10

Check Also

Caravelas recebe nova ambulância do Samu em reforço à rede de urgência na Bahia

A cidade de Caravelas, no extremo sul da Bahia, foi uma das contempladas com uma nova ambu…