Home Notícias Educação ES: Ao lado da Vereadora Patrícia Crizanto, Casagrande lança Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais
Educação - 2 de maio de 2023

ES: Ao lado da Vereadora Patrícia Crizanto, Casagrande lança Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), instituiu o Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER). A assinatura do decreto aconteceu durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, na manhã desta terça-feira (02). Durante o evento, com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, e da vereadora de Vila Velha, Patrícia Crizanto, Mulher negra, foi lançado o Caderno Orientador para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo, que faz parte do Programa.

“Nosso governo é comprometido com a implementação de políticas que combatam o racismo. Agora temos um programa articulado que será adotado em nossas escolas, na formação de professores e que também levará essas diretrizes aos municípios. Adotando medidas afirmativas como essa vamos conseguir alcançar uma sociedade melhor. A escola é o ambiente ideal para promover esse trabalho. Queremos que as pessoas respeitem umas às outras, que compreendam e abracem a diversidade, que é uma riqueza da nossa sociedade brasileira”, destacou Casagrande.

O Programa de Educação para Relações Étnico-Raciais no Espírito Santo (ProERER) é fundamentado no Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de história e culturas afro-brasileira e africana. O Caderno Orientador para a Educação das Relações Étnico-raciais no Espírito Santo é um material de apoio pedagógico desenvolvido pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (Geciq), por meio do ProERER da Sedu.

“A simbologia deste evento, desta temática, nas vésperas da semana do 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea, nos traz sentimentos de esperança. Naquele momento nos deram a liberdade, mas suprimiram todo o resto. Criaram incentivos para os brancos europeus se radicarem aqui no Brasil, mas a nossa gente negra, agora “ex-escrava”, nenhuma condição foi criada para que pudéssemos ter sido inseridos de forma digna na sociedade. Até nossa liberdade foi racista! Por isso governador Casagrande, esse gesto, hoje, agora, soma muito na nossa perspectiva de futuro”. Afirmou a vereadora Patrícia Crizanto.

O Caderno, que contou na elaboração com a participação de profissionais inseridos no espaço escolar da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, apresenta possibilidades e sugestões de abordagem da temática étnico-racial por áreas de conhecimento, contemplando as modalidades de ensino. Inclui também as equipes gestora e pedagógica das escolas, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos profissionais da educação no Espírito Santo. Os cadernos já estão sendo distribuídos nas unidades escolares e atenderão cerca de 13,5 mil professores das 402 escolas da Rede Pública do Estado do Espírito Santo. A versão digital do Caderno está disponível no Site do Currículo do Espírito Santo.
Noticia10/secomES

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…