ES: Alunos da rede estadual criam fogão 100% seguro
Pensando na segurança de quem utiliza o fogão de cozinha, alunas da Escola Professor Renato José da Costa Pacheco criaram o Smart Cooker. O projeto, que foi desenvolvido especialmente para a 11ª Semana de Ciência e Tecnologia, faz com que o gás de cozinha desligue cinco segundos após a panela ser retirada do fogão.
Segundo a professora de Química e orientadora do projeto, Marta Gonçalves, as alunas observaram muitos casos de queimaduras provenientes do contato com o fogão. “Para diminuir esses casos, criamos um mecanismo que corta o gás quando a panela é retirada do fogo. Dessa forma, conseguimos atingir um nível de 100% de segurança. Além disso, observamos que a economia de gás foi de 10%” a menos”, comemorou.
As alunas responsáveis, Beatriz Barcelos, Bruna Borges, Jhenefer Cristina Tolentino e Hiasmin Poli, contaram com a ajuda do professor de robótica do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (Naahs), Aluisio Rabello, na montagem do Smart Cooker.
“A ideia é muito útil, pois é uma forma de diminuir consideravelmente os casos de queimaduras causadas pelo fogão convencional. Acredito que o projeto vá despertar o interesse das pessoas da feira cientifica, principalmente as que trabalham com alimentação e donas de casa”, disse Aluisio. A aluna Bruna Borges reforçou a importância de estar participando do evento pelo segundo ano consecutivo. “Temos um aprendizado muito grande, principalmente na prática. É legal saber que estarei ajudando as pessoas, principalmente os idosos”, disse.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…