ES: Agentes denunciam falta de segurança nos presídios do Estado.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes) fez uma denúncia de falta de segurança nos presídios do Estado na manhã desta segunda-feira (9). Segundo o sindicato, o número de agentes está abaixo do ideal. A categoria afirma que no presídio de Segurança Máxima de Viana, onde estão os presos mais perigosos, os agentes temporários, que muitas vezes não têm nem porte de arma, estão sendo obrigados a andarem armados para garantir a segurança.
O vice-presidente do Sindicato, Denys Mascarenhas, disse que os agentes são assediados moralmente e que o Estado está improvisando. “A pequena quantidade de servidor acaba colocando esses colegas em uma situação ruim. E se ele efetuar um disparo, provavelmente ele vai ser demitido sem sofrer um processo administrativo. O Estado está usando essa mão de obra praticamente escrava”, argumentou.
Ainda segundo Mascarenhas, o sindicado já fez várias denúncias, inclusive ao Ministério Público, mas ninguém se manifesta. “O secretário baixou uma portaria na qual ele determina que os inspetores que fizeram o concurso público em 2012 trabalhem somente no expediente. Quando dá 17 horas, esses agentes efetivos vão embora e o número fica reduzido”, informou.
Já de acordo com o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, a quantidade de agentes é ideal. “São 3327 agentes no total, parte disso é efetivo e outra parte é por designação temporária. Essa quantidade proporcionalmente ao número de presos dá um agente para cada 5,1 presos, o que deixa o Espírito Santo em acordo com as recomendações do CNPCP, que é o órgão central que estabelece as diretrizes para os sistemas prisionais o país. Podemos dizer que eles têm uma situação que lhe permitem fazer um bom trabalho. Estamos trabalhando também para que 237 sejam nomeados”, afirmou.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…