
ES: ações de extensão rural contribuem para fortalecer tradições indígenas no Espírito Santo
No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. Nessa data, além de comemorar a resistência dos povos indígenas, é importante destacar as ações que têm sido feitas nessas comunidades com o objetivo de fortalecer suas tradições e cultura. Por isso, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) apresenta o trabalho desenvolvido pela instituição e parceiros nas aldeias indígenas do município de Aracruz.
No Espírito Santo, existem, atualmente, 10 aldeias indígenas no município de Aracruz, sendo seis da etnia Tupinikim e quatro da Guarani. De acordo com o cacique da aldeia de Areal, Jonas do Rosário, no Dia do Índio as aldeias comemoram a resistência desses povos. “No dia 19 de abril, comemoramos nossa grande resistência. Nossos antepassados já se foram, mas nós persistimos aqui”, afirmou o cacique.
Ele também explicou que uma das maiores conquistas recentes das comunidades indígenas no Espírito Santo foi a reconquista de seu território. “Trabalhamos para as futuras gerações terem condições de garantir seu sustento na terra. As aldeias indígenas estão crescendo, não somente porque os índios não aldeados estão voltando, mas porque há muitos jovens tendo filhos”, disse o cacique.
Mucuri: Vereadores Felipe Tigre e Fernando Batista se reúnem com a Eco101 por ações de melhorias no trecho baiano da Br 101
Em um movimento estratégico que reforça o compromisso com o desenvolvimento regional, os v…