Home Segurança pública Polícia ES: Ação da PM reprime crimes ambientais e o tráfico de animais em 18 municípios do Estado
Polícia - 20 de julho de 2015

ES: Ação da PM reprime crimes ambientais e o tráfico de animais em 18 municípios do Estado

 

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apresentou os resultados da “Operação Habitat Floresta”, que teve como objetivo a repressão ao transporte de produtos florestais e ao tráfico de animais silvestres nas rodovias que cortam o Estado. Ao todo foram abordados mais de 700 veículos, entre caminhões, carros e motocicletas. Além disso, foram realizadas fiscalizações embarcadas no Rio Doce, Rio Cricaré e Rio Mariricu, que resultaram na apreensão de 220 metros de rede de pesca e 27 toneladas de areia. As redes foram apreendidas durante fiscalização no Rio Cricaré, em São Mateus, e a areia foi encontrada em um caminhão que transportava o mineral sem a documentação de origem.

A ação contou com o efetivo de 162 policiais militares, divididos em 36 pontos de blitz, nos municípios de Domingos Martins, Viana, Santa Teresa, Itarana, Fundão, São Mateus, Cachoeiro do Itapemirim, Iuna, Dores do Rio Preto, Santa Leopoldina, Cariacica, Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Colatina, Itaúnas, Pedro Canário, Conceição da Barra e Mimoso do Sul.

De acordo com o Comandante da Operação, major Marcelo Mattos Simões, a Operação Habitat-Floresta cumpriu com êxito sua missão, com abordagem expressiva a veículos e pessoas nos 18 municípios e em 36 pontos de atuação. “Cabe destacar que além da importância repressiva aos crimes contra o meio ambiente, as abordagens também surtiram o efeito preventivo, mostrando a articulação operacional do Batalhão”, destacou o oficial.

A operação “Habitat Floresta” recebe esse nome em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas. A data, comemorada no dia de ontem, foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar e recuperar os remanescentes florestais existentes.

Os números divulgados em 2015 pela ONG SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam que o desmatamento anual médio no Espírito Santo é o segundo menor da região Sudeste e caminha para atingir o índice zero. Para alcançar a meta, o Batalhão Ambiental realiza operações constantes de repressão aos crimes em ambiente florestal.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…