Em agenda com a secretário de educação da Bahia, núcleo diretivo do território extremo sul garante demandas para a região.
O território de identidade do extremo sul da Bahia foi o primeiro dos 27 territórios a deliberar agenda institucional com alguma secretaria de estado, e o start se deu através de uma agenda com a secretaria de educação. Integrantes do núcleo diretivo do território foram recebidos na manhã desta quarta feira (19) véspera de carnaval pelo secretário Jerônimo Rodrigues e pelo Helder Amorim, Coordenador de Articulação de Projetos para Educação.
O território foi representado por Pedro dos Anjos, Margareth Brito e Neuzivan dos Santos, respectivamente coordenador, secretária e articulador do território. Na pauta discutida temas de relevância regional, as demandas da instalação do CPA e da quadra do Colégio Integração em Itabatan foram atendidas na totalidade, a quadra já entra na segunda remessa de liberações da secretaria para reforma e cobertura e o CPA( supletivo realizado no estado da Bahia pela comissão permanente de avaliação) só está no aguardo da portaria. As demandas da escola na comunidade quilombola de Helvecia e a forma como será acolhida às crianças que estão tendo que atravessar a BR em Itamaraju para estudar depois da municipalização do ensino fundamental falta apenas as solicitações oficializadas pelos municípios. Nesses dois casos será viabilidade a melhor logística para as duas demandas.
Articulador do território, Neuzivan dos Santos entende que o momento tem chamando todos a responsabilidade, é preciso traçar pautas cada vez mais coletivas para assim converter o esforço em benefícios para a região. ” somos um braço forte dessa engrenagem de governança do Estado da Bahia, todos voluntários porém comprometidos com o bem coletivo, nossos esforços vão além das trincheiras regionais, temos travados excelentes embates em todas as esferas em prol do extremo Sul da Bahia. ”
Para o secretário Jerônimo Rodrigues a atuação dos colegiados precisam de fato ser reconhecida, o secretário ainda parabenizou a atuação do núcleo diretivo do extremo sul pela iniciativa. “Torço para que os outros territórios os copiem e comecem a demandar o estado através de suas secretarias ” afirmou Jerônimo.
Pedro dos Anjos, um entusiasta da política territorial, se mostrou satisfeito com a forma como as ações do colegiado foi recebida, uma vez que todas as demandas tiveram resposta positiva. ” é preciso avançarmos, prova disso é o que fizemos hoje, todo o território foi beneficiado por uma ação do colegiado, os municípios precisam agora começar a entender melhor esse equipamento “.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…