Home Cidade e Região Minas Gerais Diamantina: Ocupação de residência estudantil inacabada da UFVJM recebe apoio de movimentos sociais do Vale
Minas Gerais - 4 de junho de 2014

Diamantina: Ocupação de residência estudantil inacabada da UFVJM recebe apoio de movimentos sociais do Vale

 

A ocupação da residência estudantil da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) recebeu o apoio de vários movimentos sociais do Vale do Jequitinhonha na tarde desta terça-feira, 02 de junho, em uma reunião na cidade de Coronel Murta. Os grupos apoiam irrestritamente o movimento realizado pelos estudantes que ocupam deste a madrugada de 31 de maio uma construção inacabada que será destinada a moradia de estudantes da universidade.

Durante a reunião, o professor de Geografia da UFVJM, Mateus Sevilha, relatou sobre a ocupação e afirmou que na área de ciências humanas, cerca de 50% dos matriculados abandonam o curso devido aos altos custos de moradia, alimentação e transporte praticados na cidade de Diamantina. Para o professor falta prioridade da gestão no atendimento aos estudantes de baixa renda matriculados na instituição. Segundo ele, o restaurante universitário (RU) tem algumas pilastras levantadas há mais de 5 anos e ainda não foi concluído. Em oposição, há prédios que servirão como centro de pesquisas sendo estruturados em poucos meses.

Para Aline Ruas, do Movimento  Atingidos por Barragens (MAB), de Araçuaí, os estudantes não podem ficar sozinhos nesta luta, para ela a luta é de todo o povo do Vale. José Nelson Pereira dos Santos, da Articulação do Semi-árido (ASA), afirma que a luta é difícil, mas o Conselho Universitário da UFVJM (CONSU) deve tomar uma posição para evitar o despejo dos estudantes. Ainda segundo ele, o Reitor Pedro Ângelo não pode tomar decisão sozinho sobre a situação. O movimento estudantil também recebe o apoio de políticos da região. Vagner Alves de Abreu, professor de Turmalina, e Marlon Barbosa, de Virgem da Lapa, ambos assessores parlamentares, se propuseram a ajudar articular o apoio da Assembleia Legislativa de Minas, Em uma reunião que se realiza nesta quinta-feira, 05 de junho, em Diamantina, discutirá a situação.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…