Diamantina: cidade sedia sétima etapa do Encontro Regional de Política sobre Drogas
Diamantina, no Território Alto Jequitinhonha, é a sede, até esta terça-feira (5/9), do Encontro Regional de Política Sobre Drogas. O projeto, de iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e sua Subsecretaria de Política Sobre Drogas (Supod), tem o intuito de unir as esferas estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma política pública de combate ao uso e abuso de álcool e outras drogas de forma eficiente no estado.
Durante o encontro, que ocorre, em dois dias, no Teatro Municipal Santa Isabel, um dos destaques é a palestra “A importância do Conselho municipal de Política Sobre Drogas”, ministrada pela subsecretária de Política Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães. No evento, a Supod também apresenta suas ações, projetos e programas, além de, de forma participativa, alinhar possibilidades de atuação que atendam às demandas da região.
O evento é um instrumento de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle sobre as ações de combate ao uso de drogas nos municípios. Além disso, tem como objetivo fortalecer os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comads) nas cidades mineiras, promovendo, assim, a implantação de políticas institucionalizadas em parceria com as prefeituras.
O encontro de Diamantina reúne cerca de 200 pessoas que trabalham nas áreas ligadas ao enfrentamento das drogas, tais como: conselheiros municipais de políticas sobre drogas e representantes municipais de diversos setores que compõem a rede de atenção em álcool e drogas, entre eles profissionais da área da saúde, assistência social, segurança pública, educação, esporte e juventude e representantes de organizações do terceiro setor que atuam na prevenção, acolhimento e reinserção social de dependentes químicos e seus familiares.
De acordo com a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães, o Encontro Regional vai além da prevenção. “O encontro auxilia na proposição de ações mais assertivas não só na prevenção ao uso nocivo de drogas, mas também no que diz respeito ao acolhimento e a reinserção social de dependentes químicos”, aponta. Este é o sétimo município a receber o evento, que já foi realizado em Sete Lagoas, Ipatinga, Abaeté, Almenara, Capelinha e Passos.
Segundo a subsecretária, a expectativa é que o encontro regional aconteça, ainda este ano, nas cidades de Uberlândia, Itaúna, Varginha e Pouso Alegre. Na manhã desta segunda-feira (4/9), a cidade também recebeu uma capacitação sobre a temática das drogas, direcionada a professores do município. Na oportunidade, a Supod ministrou palestra baseada nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar, com o intuito de orientar os professores sobre a melhor forma de trabalhar com o tema das drogas nas salas de aula.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…