Home Bem Estar Vida Saudável Cuidado! Desgosto e dor emocional causa sintomas semelhantes aos do infarto
Vida Saudável - 6 de julho de 2023

Cuidado! Desgosto e dor emocional causa sintomas semelhantes aos do infarto

Quando enfrentamos uma perda, desilusão ou tristeza profunda a dor emocional é tanta que, muitas vezes, a sensação é de que ela se transfere para o corpo. E de fato isso acontece. Esse sofrimento que pode surgir após uma situação de intenso estresse emocional tem um nome e pode ser grave o suficiente para levar o paciente ao óbito. Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Apesar de rara, a síndrome ocorre com muito mais frequência em mulheres acima dos 40 anos, principalmente as que se encontram no período pós-menopausa, mas pode surgir em qualquer idade, afetando também homens e pessoas idosas. A causa exata da doença ainda não está bem definida pela medicina, acredita-se que o excesso de adrenalina provocado por uma emoção forte provoque mau funcionamento cardíaco.

O quadro clínico da síndrome do coração partido é bem semelhante com o do infarto agudo do miocárdio, cujos sintomas mais comuns são caracterizados por dor súbita no peito e falta de ar, mas outros sinais também podem ocorrer como tonturas e vômitos, perda de apetite e dor no estômago, raiva, tristeza profunda ou depressão, dificuldade para dormir, cansaço excessivo, perda de autoestima ou sentimentos negativos.

O paciente com síndrome do coração partido pode apresentar alguns sintomas, como: Aperto no peito; Dificuldade para respirar; Tonturas e vômitos; Perda de apetite ou dor no estômago; Raiva, tristeza profunda ou depressão; Dificuldade para dormir Cansaço excessivo; Perda de autoestima, sentimentos negativos ou pensamento suicida. A orientação é que se procure de imediato um clínico geral na emergência ou um cardiologista.
Noticia10/conass

Check Also

Teófilo Otoni: Sob Pressão, prefeito Coronel perde mais uma, e “tiro” na tentativa de “golpe” no Bom Samaritano sai pela culatra

Menos de um mês após assumir a Prefeitura de Teófilo Otoni, o Coronel Marinho já enfrenta …