Home Bem Estar Conheça alguns alimentos necessários para uma perda de peso saudável e segura
Bem Estar - Vida Saudável - 25 de janeiro de 2021

Conheça alguns alimentos necessários para uma perda de peso saudável e segura

.

Azeite

Não param de ser publicadas investigações científicas que confirmam as suas potencialidades a vários níveis. Por exemplo, um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) dá conta que os ácidos gordos do azeite ativam uma proteína que informa o corpo de que está cheio. Além disso, a ‘boa’ gordura do azeite digere-se melhor do que a ‘má’ gordura trans. Contudo, não deixa de ser gordura, por isso não abuse.

Feijão verde

É hora de continuar a comer o atum em lata – sim, esse mesmo que devorou nesta quarentena. O feijão-verde é baixo em gordura e muito saciante: as pessoas que o consomem com frequência têm menos 23% de barriga do que quem nunca come este legume. Há ainda uma probabilidade 23% menor de padecer de obesidade, segundo um artigo publicado na revista Journal of the American College of Nutrition. De qualquer forma, se optar por enlatados, escolha variedades baixas em sódio, já que algumas contêm doses exageradas.

Ovos

Segundo a revista Journal of Obesity, comer ovos ao pequeno-almoço ajuda-o a perder peso e a ter mais energia ao longo do dia. “Contêm uma proteína hipocalórica que é perfeita para perder peso”, asseguram os autores do estudo. E mais, são fáceis de cozinhar e preparam-se rapidamente: cozidos, escalfados ou mexidos.

Romã

É o iPhone da cesta de frutas: tem imensas aplicações. Em consonância com um estudo da Universidade de Houston (EUA), o óleo das sementes da romã reduz a capacidade do organismo de armazenar a gordura. Além disso, esta fruta contém antioxidantes que impedem a formação de depósitos gordos nas artérias.

Sopa

Numa investigação da Penn State University (EUA) observou-se que quem comia sopa antes da refeição perdia mais de sete quilos por ano do que quem não a comia. Encher a barriga com um primeiro prato baixo em calorias que sacie ajuda-o a não exagerar no segundo prato. Psicologia básica, não? Ainda assim, evite as sopas cremosas (que contêm natas) e deixe de comer quando estiver cheio. Não vai receber nenhum prémio por limpar os pratos.

Queijo

Não, não está a sonhar. Os homens que comem diariamente uma pequena dose de queijo (do tamanho aproximado de uma caixa de fósforos) têm uma menor probabilidade de ganhar peso do que quem come produtos lácteos baixos em gordura, segundo a revista American Journal of Clinical Nutrition. “O leite gordo contém algo chamado de ácido linoleico conjugado, o que ajuda o organismo a queimar gordura”, explicam os autores do estudo. E quanto mais duro for o queijo, maior é o seu conteúdo em gordura. Controle o tamanho das porções escolhendo variedades fortes: um cubo de queijo de cabra satisfará mais as papilas gustativas do que um pedaço de queijo light.

Soja

Se o consumo de soja aumentar, o seu peso diminui. É o que afirmam os cientistas da Universidade de Illinois (EUA) ao revelarem que esta proteína interage com os recetores do cérebro que nos avisam da saciedade. E não é tudo: também acelera o metabolismo e reduz a gordura corporal.

noticia10/prosaude

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…