Home Cidade e Região Espírito Santo Conceição da Barra: Websérie mostra a diversidade de femininos em comunidades tradicionais capixabas
Espírito Santo - 31 de outubro de 2017

Conceição da Barra: Websérie mostra a diversidade de femininos em comunidades tradicionais capixabas

No ar desde o dia 18 de outubro, a websérie Ser Mulher lança um olhar feminino sobre o cotidiano e a luta política em defesa dos direitos em três comunidades tradicionais do norte capixaba: a Aldeia Boa Esperança, em Aracruz, a comunidade de Linharinho, no Território Quilombola do Sapê do Norte, entre Conceição da Barra e São Mateus, e a comunidade pomerana de Córrego Palmital, em Pancas.

A realização é da Chaleira Filmes, uma produtora independente tocada pelas jovens Mirela Marin e Maíra Tristão. A motivação primordial para se lançarem no projeto foi entender “como as mulheres de diferentes etnias, classes sociais, idades e formas de ser, criam dinâmicas próprias para viver em meio a uma sociedade predominantemente masculina”.

“Nascidas no meio urbano, eu e a Maíra queríamos entender como funciona as relações de gênero em comunidades tradicionais do Espírito Santo. Como as mulheres entendem o seu papel naquela comunidade? Quais são as diferenças entre os sexos que elas observam? Como elas agem em seus espaços? Qual a função das mulheres na preservação da memória e na resistência político-cultural de suas comunidades?”, conta Mirela.

Durante 15 dias, foram entrevistadas seis mulheres, duas de cada comunidade tradicional: Joana (Tatatxi ywa rete) e Aciara (Twa’i rete), em Boa Esperança; Miúda e Geanis, em Linharinho; e Cecília e a Patrícia, em Córrego Palmital. Para acompanhe a websérie acesse o canal no youtube, com novos episódios às quartas-feiras, a partir das 19h.
Noticia10/seculodiario

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…