Conceição da Barra: Parque Estadual de Itaúnas inicia programa de voluntariado
Capacitação de voluntários envolve monitoramento, sensibilização ambiental e apoio à pesquisa científica na unidade de conservação
O Parque Estadual de Itaúnas (PEI), administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), deu início ao Programa de Voluntariado em Unidade de Conservação (PVUC) 2025. A nova turma de voluntários — Jonathan Rosi de Oliveira, Tainá Guimarães Ricardo, Emilly Victória Silva e Sousa e Filipe Cabacine — começou a jornada com uma capacitação intensiva que inclui atividades teóricas, práticas e visitas de campo.
Durante o treinamento, os participantes conheceram a história do programa e começaram a planejar ações para execução ao longo do voluntariado. Entre as principais tarefas estão a orientação de visitantes na exposição arqueológica, monitoramento de trilhas e pontos turísticos, produção de conteúdo para as redes sociais do Parque e condução de oficinas educativas voltadas para a sensibilização ambiental.
Os voluntários também poderão se envolver em ações complementares, como o resgate e cuidado com a fauna local, a manutenção da sinalização do Parque, o apoio a pesquisas científicas e a articulação de atividades com a comunidade. Para Jonathan Rosi de Oliveira, estudante universitário e participante do programa, a experiência é uma oportunidade única: “Participar do voluntariado em Itaúnas é uma chance incrível. Aprender com a história, cultura e desafios locais está ampliando minha bagagem profissional e pessoal. Essa vila tem uma magia própria, e a conexão com a natureza e com as pessoas daqui promete ser inspiradora”, destacou.
O programa também tem como foco a valorização da cultura local e a conscientização sobre os desafios enfrentados pelas comunidades tradicionais que vivem no entorno do Parque. O servidor do Iema, Terence Nascentes, reforçou a importância do PVUC para a preservação ambiental e o fortalecimento da relação entre o Parque e a população: “Nosso objetivo é envolver a comunidade e visitantes na conservação do patrimônio natural e cultural de Itaúnas. Os voluntários desempenham um papel essencial, contribuindo com o monitoramento ambiental, apoio às pesquisas e engajamento em ações educativas”, explicou Terence.
As atividades do PVUC 2025 seguirão ao longo do ano, e a expectativa é de que o trabalho dos voluntários deixe um legado duradouro tanto para o Parque quanto para a comunidade local.
Noticia10
Mucuri: Vereadores Felipe do Ônibus e Fernando da Gazzineli buscam Investimentos em Esporte, Trabalho e renda para o município
Embora as atividades legislativas ainda não tenham começado oficialmente, os vereadores Fe…