Home Cidade e Região Espírito Santo Conceição da Barra: Audiência pública discutiu desafios para extração do Sal-gema.
Espírito Santo - 8 de setembro de 2021

Conceição da Barra: Audiência pública discutiu desafios para extração do Sal-gema.

Líderes políticos capixabas e moradores de Conceição da Barra debateram em audiência pública as potencialidades e desafios para a exploração do sal-gema capixaba. A reunião foi realizada na noite de quinta-feira (2), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Braço do Rio, distrito do município, numa iniciativa da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Ales) em conjunto com o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados.

A audiência ocorreu no momento em que os 11 blocos de sal-gema na região de Conceição da Barra estão sendo leiloados pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A divulgação do resultado será dia 20. Os participantes destacaram a expectativa de desenvolvimento social e econômico atrelada ao mineral, mas também lembraram da importância do planejamento para receber os investimentos e minimizar impactos.

O presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, Marcelo Santos (Podemos), destacou o volume dos depósitos do sal fóssil no solo barrense e as aplicações dessa matéria-prima na indústria química voltada à produção de cloro e soda. Conforme afirmou, atualmente o Brasil importa sal, mas essa lógica pode mudar. “Com a produção de sal-gema no Espírito Santo, o cenário poderá se inverter e o Brasil poderá exportar”, observou.

Marcelo lembrou que diversos segmentos econômicos poderão ser beneficiados a partir dos investimentos decorrentes da retirada de sal-gema, como o comércio local, gerando emprego e renda, e reforçando a arrecadação municipal. O deputado falou sobre a importância para a capacitação da mão de obra local e citou o papel do Ifes e da Ufes nesse processo.

Os desafios que podem surgir a partir desse potencial também foram abordados, como o aumento dos gastos públicos para suprir as ofertas de serviços essenciais devido ao crescimento da demanda e impactos ambientais. Nesse caso, Marcelo citou os problemas ocorridos em Maceió, onde houve afundamento do solo atribuído às lavras de sal, mas minimizou que isso pudesse ocorrer aqui.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…